Física Nuclear - Radioatividade

De Metodologia
Edição feita às 10h57min de 28 de outubro de 2013 por Caser (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Motivo da escolha do tema Desde as bombas de Hiroshima e Nagasaki, passando pelo acidente nuclear em Chernobyl e Fukushima e mais recentemente a questão do desarmamento nuclear, a radioatividade é um tema controverso, atrativo e de interesse político social. Queremos através deste esclarecer um pouco mais sobre o assunto mostrando os dois lados do tema.

AULA 01: Nesta aula pretendemos despertar o interesse dos alunos sobre o assunto mostrando um contador Geiger-Müller. Debater com os alunos quais os usos e aplicações da radioatividade. Solicitar aos que pesquisem e tragam material sobre o assunto para posterior discussão.

AULA 02: Nessa aula vamos focar nos uso indevido da radioatividade, como por exemplo as questão das bombas e o uso da energia nuclear e relacionar com a questão do desarmamento nuclear mundial.

AULA 03: Agora iremos debater o outro lado da radiação: as aplicações em física médica, na indústria e no dia a dia.

AULA 04: Dividir a turma em grupos pequenos e pedir que em sala produzam uma atividade sobre o assunto


Sugestões sobre o assunto:

“Hiroshima 50 anos – Memórias dos Filhos do Clarão” – revista VEJA de 02 de Agosto de 1995.

Chuva negra, a coragem de uma raça – filme que mostra o viés mais humano da tragédia.

Akira Kurosawa's Rhapsody in August – o filme trata dos conflitos familiares causados em função dos traumas da bomba.

• Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006) – A nunca antes contada história dos soldados japoneses que defenderam seu país contra as forças invasoras americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Pouco municiado, mas dono de uma vontade inabalável, capaz de suportar até mesmo a inóspita ilha vulcânica de Iwo Jima, as táticas sem precedentes adotadas pelo General Tadamichi Kuribayashi e por seus homens, transformaram o que previa-se ser uma rápida derrota em uma encarniçada batalha de 40 dias de duração, marcados por combates heróicos.

• A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers, 2006) – Na linha de frente de guerra, não há tempo para o medo. Para 70.000 fuzileiros navais que lutaram em meio às explosões de bombas e aos tiros japoneses, a sangrenta batalha por Iwo Jima foi muito mais do que o ponto de virada para os aliados da Segunda Guerra Mundial; foi também o momento que definiu suas vidas.

• • “Estudo do Acidente Radiológico de Goiânia no Ensino de Física moderna” – Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 22, no. 1, Março, 2000.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas