Usina Solar (Tubarão/SC)
Introdução
Para entender melhor a questão da geração de energia elétrica a partir da luz solar é importante que tenhamos a compreensão, em números, de quanta energia é possível obter em relação ao quanto é preciso investir, tanto em termos econômicos, quanto em termos de impacto ambiental, ou seja, é preciso que tenhamos clareza acerca da relação custo x benefício do uso desta tecnologia.
Apesar de ser apresentada como uma excelente alternativa, a obtenção de energia elétrica a partir do uso de células fotovoltaicas envolve impactos no meio ambiente. Alguns impactos são diretos e outros são indiretos. No entanto, estes impactos não são facilmente perceptíveis. Devido a esta sutileza é comum que esta modalidade de obtenção de energia seja apresentada com bastante entusiasmo para a sociedade.
Ao contrário das formas comumente utilizadas para geração de energia elétrica, tais como as usinas hidrelétricas, termoelétricas e parques eólicos, a obtenção de eletricidade a partir de células fotovoltaicas pode ser feita em escala menor, estando ao alcance do cidadão, o uso doméstico desta tecnologia, possibilitando que ele gere a sua própria energia elétrica.
Poranto, de forma direta ou indireta, o uso desta tecnologia tem impactos na sociedade. Então, para que o cidadão possa ter um melhor posicionamento frente a estas questões, é necessário certo conhecimento sobre esta tecnologia.
Parques Solares
A Usina Solar de Tubarão/SC
O segundo maior parque solar da América Latina encontra-se no Brasil, na cidade de Tubarão em Santa Catarina. O vídeo abaixo nos trás um breve relato sobre a usina solar.