Literatura e Física

De Metodologia
Ir para: navegação, pesquisa

Ao pesquisar sobre o tema Física e Literatura, dois artigos foram selecionados, no primeiro, Zanetic (2006), cita diversos autores, dentre eles, Edgar Allan Poe (1809-1849) que utilizou em muitos de seus contos conceitos físicos e matemáticos, como em “O mistério de Maria Roget” e “A carta furtada”, nos quais o personagem central é provavelmente o primeiro detetive da ficção policial, C. Augusto Dupin. Já no ensaio Eureka, seu último livro publicado em vida, escrito em 1847-1848, Poe apresentou um longo estudo sobre o método científico e sobre a teoria gravitacional de Isaac Newton, entre outros temas. No segundo artigo, Mecke (s.d.) escreve, entre outros, sobre Pablo Neruda e Ernesto Cardenal:

“Pablo Neruda escreveu em 1954 as "Odes Elementares", que são hinos ou poemas de amor aos acontecimentos e às coisas simples da vida. São composições sobre o átomo, o tempo e o espaço, a energia, as galáxias, o globo e os números. A antologia poética "Canto Cósmico", de Ernesto Cardenal, publicada em 1989 em Manágua, tem sido lida criticamente, sobretudo por físicos. No prefácio agradece-se mesmo aos físicos do Instituto Max Planck de Astrofísica, em Munique, o apoio fornecido em matérias científicas. Nesta sua "poesia científica", Cardenal canta, entre outras coisas, o nascimento do mundo no Big Bang”. (MECKE, s.d.).


Estes dois artigos trazem muitos exemplos sobre a interdisciplinaridade da Física e Literatura, o segundo, é uma tradução de Paulo Ivo Teixeira, da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica, e de Katharina Lorenz, do Instituto Tecnológico e Nuclear:


ZANETIC, J.: Física e literatura: construindo uma ponte entre as duas culturas. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 55-70, outubro 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13s0/03.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2012.

MECKE, Klaus R. A imagem da literatura. Gazeta de física. Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/gazeta/revistas/27_4/artigo1.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2012.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas