Nanociência e nanotecnologia no ensino

De Metodologia
Ir para: navegação, pesquisa

A inserção do tema nanociência no ensino é necessária uma vez que a tecnologia moderna caminha para uma escala nanométrica. SHULZ (2005), no artigo "O que é nanociência e para que serve a nanotecnologia" destaca que temos que olhar com atenção para a verdadeira "nano-mania". Apresenta como exemplo de miniaturização o relógio iniciando com os relógios das torres medievais e chegando aos relógios de cristais de quartzo. Apresenta a possibilidade da comunicação sem fio surgida com o desenvolvimento da eletrônica para justificar a necessidade de novas tecnologias. Mostra que a nonociência não é tão nova e que é possível fazer coisas a partir de átomos, ou seja, de baixo para cima. Faz referência também a auto-organização dos átomos. O mesmo autor defende no artigo "Nanociência de baixo custo em casa e na escola" (SHULZ, 2007) que a nonociência, para os estudantes, está associada a uma atividade realizada em laboratórios. Esta pode criar barreiras ao debate público das novas tecnologias. A aproximação do mundo da nanociência: a questão da medida, o auto-arranjo, a modificação nas propriedades dos corpos na escala nano são questões que devem ser discutidas em sala da aula. Os livros didáticos devem considerar a nanotecnologia quando se referem à Física Quântica. Uma possibilidade de abordagem de temas modernos da Física, em especial referente a nanotubos de carbono, foi apresentada através do artigo "Conciliação entre pesquisa científico-tecnológica e a área de ensino: lições sobre propriedades físicas de novos materiais de carbono para o Ensino Médio"(RAMOS, TAKAHASHI, KAGIMURA, 2012) no XIV EPEF. Os resultados de um minicurso de Física ofertado a alunos de Ensino Médio pelo curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia (MG) são apresentados. Foram utilizados modelos de nanoestruturas de carbono com materiais alternativos a partir dos quais foram exploradas propriedades eletrônicas dos nanotubos de carbono e sua relação com o arranjo dos átomos.

REFERÊNCIAS:

RAMOS, Daina A., TAKAHASHI, E. K., KAGIMURA, R. Conciliação entre pesquisa científico-tecnológica e a área de ensino: lições sobre propriedades físicas de novos materiais de carbono para o Ensino Médio. In: XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, XIX, 2012, Maresias, São Sebastião, SP. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xiv/sys/resumos/T0079-1.pdf>. Acesso: nov. 2012.

SHULZ, Peter A. B. O que é nanociência e para que serve a nanotecnologia. Física na Escola, v.6, n. 1, 2005.

SHULZ, Peter A. B. Nanociência de baixo custo em casa e na escola. Física na Escola, v.8, n. 1, 2007.

REBELLO, Gabriel A. F.; ARGYROS, Mécia. M.; LEITE, Wallace L. L.; SANTOS, Mayke M.; BARROS, José C.; SANTOS, Paula M. L. e SILVA, Joaquim F. M. Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA. Revista Química Nova na Escola. Vol. 34, n. 1, p. 3-9, 2012.

SILVA, Suzeley L. A.; VIANA, Marcelo M e MOHALLEM, Nelcy D. S. Afnal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio. Revista Química Nova na Escola. Vol. 31, n. 3, p. 172-177, 2009.

PEREIRA, Fábio D.; HONÓRIO, Káthia M e SANNOMIYA, Miriam. Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental. Revista Química Nova na Escola. Vol. 32, n. 2, p. 73-77, 2010.

TOMA, Henrique E. A Nanotecnologia das Moléculas. Revista Química Nova na Escola. n. 21, p. 3-9, 2005.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas