Sobre os objetivos deste blog

A maioria dos textos deste blog vincula-se a duas disciplinas em que tenho ministrado aulas no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, o PPGECT, da UFSC. Outra parte, a reflexões relacionadas a pesquisas que desenvolvo. A disciplina Circulação e Textualização do conhecimento científico, que em geral é oferecida no primeiro semestre, e a disciplina Educação Mediada por Tecnologias, que ministro com André Angotti, e que está sendo oferecida neste segundo semestre de 2013.
O objetivo é atingir alunos do próprio PPGECT, de outras pós-graduações ou qualquer outra pessoa que, por alguma razão, não possam cursá-las mas têm interesse em conhecer o que se estuda e se discute nas aulas, interesse nas temáticas trabalhadas e nas pesquisas que desenvolvo. Assim, contorno em parte o caráter necessariamente restrito da disciplina, pelo número de vagas, pelo escopo principal do programa e trabalho-a numa região mais aberta e pública justamente propiciada por esses tecnologias de internet.
Dentro das disciplinas o blog tem tido vários papéis.  Um deles, o de me auxiliar experimentalmente e na familiarização dos estudantes com essa tecnologia. Outro, o de sintetizar por escrito apontamentos de leitura que foram colocados oralmente nas aulas, ou ainda, sintetizar ideias que surgiram nos debates com os estudantes ou que foram colocadas mesmo por estudantes nas aulas, os quais, têm sua presença portanto meio anônima aqui no blog. Mas blogs permitem também uma autoria-leitora, ou seja, é possível mesmo na condição de leitor, intervir no texto, senão no corpo mesmo do texto, pelo menos nos comentários, trazer ideias, referências, questionamentos para o debate.
Há várias possibilidades experimentais que ainda não coloquei em prática na ligação blog/disciplinas. Ideias não faltam. A utilização dessa tecnologia abra inúmeras possibilidades.
Este blog está também vinculado a uma fanpage do facebook que recebeu seu nome de uma das disciplinas, Ciência: Circulação e Textualização.
Enfim, este blog é um convite para conversarmos sobre estudos envolvendo a circulação dos conhecimentos científicos e tecnológicos numa sociedade como a nossa e o papel da educação nesse processo, e  sobre a mediação das tecnologias no educação.
Há muitas relações entre essas disciplinas, embora tenham focos e mobilizem literaturas específicas. Em outras postagens, abordarei um pouco sobre cada uma dessas disciplinas e suas relações.