Fechando o 1o ciclo da disciplina “Circulação e Textualização de conhecimentos científicos”

Fechamos o 1° ciclo da disciplina “Circulação e Textualização de conhecimentos científicos” deste semestre no PPGECT. Começamos com as leituras de artigos de Jeanne Fahnestock (“Adaptação da ciência: a vida retórica dos fatos científicos”) e Brian Wynne (“Saberes em contexto”), ambos do livro Terra Incognita, discutindo questões sobre divulgação científica. Em Fahnestock, encontramos uma abordagem ...

Análise de discurso, sujeito e conhecimento científico

Uma das ideias equivocadas que circulam sobre AD nos campos de educação científica e tecnológica e educação matemática encontra-se associada a formulações desse tipo: “Para a análise de discurso, é o sujeito que atribui sentidos… então a produção de sentidos é algo subjetivo.” Essa confusão tem pelo menos duas consequências. Uma delas é a associação ...

Análise de discurso e educação em ciências: inaugurando uma série

Embora tenha criado esse blog já há algum tempo para divulgar o andamento de minhas pesquisas, de meus orientandos e compartilhar  andamento de disciplinas  que ministro na pós-graduação, o pouco tempo e o receio que essa divulgação mais confunda do que esclareça têm resultado na pouca atividade do blog. Escrever academicamente num blog não é ...

Saberes em contexto?

Se a filosofia da tecnologia tem muito a nos dizer para pensarmos aspectos da educação científica e tecnológica, o campo da comunicação social, e, mais especificamente, dentro dele, o campo da comunicação científica também tem nos trazido ideias muito importantes. Ambos permitem deslocar, reformular, ressignificar problemáticas e visões já sedimentadas no nosso campo. Discutimos nesta ...

Ainda sobre Feenberg e educação científica e tecnológica

Ainda sobre Feenberg  e sua filosofia crítica da tecnologia, após o estudo e discussão do cap. 2, Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia, gostaria de colocar três pontos. &&& O primeiro, uma proposta de reflexão aqui no blog. Os dois vídeos abaixo apresentam as primeiras cenas do filme Os deuses devem estar loucos, produção da ...

Sobre Feenberg: para que uma filosofia da tecnologia?

Na última aula, discutimos o cap. 1 da coletânea de textos de Andrew Feenberg traduzidos para o português, em que ele expõe bastante sintética, e, por isso, densamente, o que considera como filosofia da tecnologia, sua importância, seu papel, e suas principais vertentes. Você pode ver aqui a postagem anterior sobre isso, quando discutimos esse ...

Sobre os objetivos deste blog

A maioria dos textos deste blog vincula-se a duas disciplinas em que tenho ministrado aulas no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, o PPGECT, da UFSC. Outra parte, a reflexões relacionadas a pesquisas que desenvolvo. A disciplina Circulação e Textualização do conhecimento científico, que em geral é oferecida no primeiro semestre, e a ...

Sobre a Cibercultura 5

Francisco Rüdiger, autor, do campo da comunicação, trazido pela Andrea Lapa à disciplina de Educação Mediada por Tecnologia, em seu “As teorias da cibercultura”, faz uma análise da cibercultura buscando compreender a emergência da própria noção, de seus discursos como parte do próprio fenômeno sociocultural que analisa. Sua análise se filia à teoria crítica frankfurtiana, ...

Educação científica, comunicação científica e mídias cibernéticas

Reflexões, estudos, pesquisas que, de alguma maneira, pensam aspectos da circulação do conhecimento científico numa sociedade como a nossa podem trazer elementos que contribuem para pensar a educação científica & tecnológica. Foi esse pressuposto que me levou a convidar a Rafaela Lamy-Peronnet, doutoranda do PPGECT, para que falasse sobre o que se entende por comunicação ...

Ciência, Público, Comunicação e Educação 26

Tenho proposto e trabalhado a possibilidade de se pensar a questão da educação científica e tecnológica como parte dos processos sócio-históricos mais amplos de circulação e de textualização dos conhecimentos científicos e tecnológicos (Silva, 2010 e Silva, 2006). Acredito que a abordagem epistemológica seja imprescindível para a educação em ciências, mas não suficiente. Trata-se de ...