(G2) Eletroimã

jun 8th, 2014 | By | Category: Vídeo-Depoimentos

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4 Comments to “(G2) Eletroimã”

  1. Maurílio Watzko disse:

    Olá Jairo… então muito boa também esta abordagem com prática sobre o eletroímã (dispositivo hidráulico com ímã buscando uma material (moeda)) e o desmonte de um HD buscando o ímã. Também fiz uma dinâmica numa aula abordando magnetismo e eletro magnetismo. Levei uns ímãs (auto-falantes) e perguntei aos alunos quando eles haviam pela primeira vez visto um ímã. Um dos alunos relatou que tentou quando mais novo tirar moedas de um cofre do irmão mais velho assim não quebrando este cofre. Então perguntei qual era a ação do ímã. o aluno respondeu, é claro, atrair a moeda. Assim comecei a aula repassando os ímãs para que os alunos notassem as características deste material. Continuei falando de que a força magnética não tem cheiro, não se vê porém se tem a sensação de força (atração ou repulsão) nos ímãs. E que este fenômeno estudado ao longo do tempo veio a ser produzido em bobinas em que por meio de uma corrente elétrica foi percebida. Ato este com os estudos de Orested e Faraday unindo conceitos magnéticos (eletromagnéticos) e eletrostáticos ao novo desencadeamento dos conceitos elétricos, ou seja a eletrodinâmica. Houve uma empolgação dos alunos em perceber um conhecimento nesta aula a partir de alguns ímãs. E a história da cofre-moeda-ímã marcou a aula.

    • Jairo Nunes dos Anjos disse:

      Então Maurílio, veja que as vezes ganhamos o aluno no instante em que saímos da rotina quadro-giz, e pode ter certeza que a construção do conhecimento não será diferente.
      As vezes me preocupava com a questão de poder estar “matando aula” quando levava para a sala coisas diferentes das costumeiras (giz, apagador, livro didático) mas agora vejo que as aulas fluem de uma maneira mais produtiva quando consigo atrelar à certos conteúdos métodos atrativos como estes citados.
      Veja que até as meninas conseguem interagir com mais entusiasmo, não sei pra você, mas aqui na escola as meninas são bem mais estudiosas, mas quanto a disciplina de física elas não sentem muita atração quando tratamos assuntos mais teóricos. Agora quando se trata de usar métodos alternativos elas são bem mais compromissadas, pois as vezes peço que os alunos tragam de casa objetos relacionados ao conteúdo para podermos trabalhar na aula, elas são as que mais colaboram.

  2. Guilherme Blumenau disse:

    Gostei da sua abordagem Jairo. Não havia pensado neste assunto mas depois desse seu videodepoimento acabei concordando contigo que esse assunto específico fica bem mais facil de ser passado e entendido pelos alunos quando se faz uso de um experimento simples e portátil como esse. Como o meu projeto envolvia Fisica Moderna o eletromagnetismo classico acabou ficando para o professor efetivo. De toda forma, fiquei aqui me imaginando como poderia passar o assunto sem utilizar um experimento como este e acho que a aula nao teria o mesmo resultado que a tua. Realmente este é um assunto da física cujo conceito é bem melhor entendido de forma prática. Desenhar um monte de linhas no quadro negro talvez sirva melhor como complemento à experimentação e não como uma explicação satisfatória e autocontida. Como sugestão eu diria que talvez utilizar limalha de ferro para demonstrar as tais linhas fosse completar ainda mais a aula.

  3. Felipe Torquato Vieira disse:

    Jairo, sua aula utilizando experimentos simples, é algo que todos os professores de física deveriam fazer, isto atrai a atenção do aluno, e algo muito importante acontece quando se faz estes experimentos simples periodicamente, os alunos começam a respeitar o professor como alguém com uma sabedoria diferente quando este os faz entender conceitos complicados de maneira prática, ou seja, vendo e fazendo acontecer, isto é muito relevante e deveria ser obrigatório pequenos experimentos em sala de aula…
    Já utilizei também experimentos de eletro imã e com imas de HD,e de alto-falantes, entre outros, e sempre que eles fazem experimentos o aprendizado é parecido com o aprendizado utilizando aplicativos e simuladores na sala de tecnologias, isto é o que investiguei, e pude notar isto quando fiz a análise dos questionários, onde os alunos na maioria disseram que aprenderam de maneira mais fácil quando utilizaram tecnologias, e o mesma sensação de aprendizado conceitual se dá por meio de experimentos demonstrativos ou aplicados por eles mesmo. Então, já que a tecnologia está tão inserida o cotidiano da maioria dos alunos, devemos mesclar estes experimentos, com simulações virtuais, utilizar vídeos e imagens facilitando o aprendizado de várias formas.

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