Resenha Artigo analogias
jul 17th, 2014 | By Leonardo Rampa Dias | Category: ResenhasREPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O CONCEITO DE AR ATMOSFÉRICO – RESENHA
Leonardo Rampa Dias
O Artigo em questão inicia-se levantando a questão de existirem diversas teorias que possuem o propósito de melhorar o processo de aprendizagem. Essas teorias buscam contribuir para a melhoria do ensino, especialmente o ensino de ciências. E segue então apresentando algumas destas teorias, baseadas em modelos mentais, analogias e representações.
Iniciando com modelos, justifica-se que o uso desta ferramenta é essencial no ensino de ciências, pois por ser uma área complexa, os modelos auxiliam de forma à torná-la atraente aos alunos, e mais fácil de ser compreendida, se tratando de uma área bastante abstrata. São definidos como modelos aqueles que representam estados abstratos de coisas em relação aos seus estados físicos, retratados pelos modelos físicos.
Depois, para o uso das analogias e metáforas – objeto de investigação nesta disciplina de estágio – o artigo aponta para a importância de se valorizar as ideias prévias dos alunos, lembrando que essas ideias são elaboradas em situações do cotidiano ou em anos anteriores à escola. Este fato foi levado em consideração na realização deste estágio, visto que as analogias que foram criadas e utilizadas durante as aulas ministradas para esta disciplina, foram elaboradas dentro desta perspectiva, por exemplo, quando se usou a analogia entre o ventilador e o campo elétrico, ou entre o barco, a correnteza e o campo elétrico; todas situações vivenciadas anteriormente pelos discentes.
Por fim, são citadas as representações gráficas que não são classificadas como simples imagens ou representações mentais, mas sim, sendo modelos didáticos, com funcionamento compreensivo, em resposta a um campo de problemas. Sabendo também, que fazer desenhos – representações – requer certo grau de imaginação e modelização. A pesquisa considera, em relação às representações gráficas, que uma imagem mental é uma representação interna, e um desenho ou gráfico realizado é uma representação externa.
A pesquisa é então realizada pelo desenvolvimento de modelos sobre o estado gasoso da matéria, e é desenvolvida pelos alunos, que são solicitados a representarem por meio de desenhos, o ar atmosférico em diversas situações, como dentro de uma seringa, quando o embolo fosse pressionado, depois o ar dentro de um balão, etc.
Por fim, as representações dos alunos foram analisadas, e os conceitos envolvidos foram analisados, e verificados erros conceituais, pôde-se então trabalhar esses erros como um fator diferenciado do ensino, buscando construir o saber científico. Assim, também no uso das analogias e metáforas realizadas nas aulas da disciplina de estágio, também se utilizou desta busca de erros conceituais, para que fossem explorados, corrigidos, e contribuíssem para o aprendizado significativo dos alunos.
REFERÊNCIAS
NAGEM, Ronaldo Luiz. MARCELOS, Maria de Fátima. RAMALHO, Flávia Alves de. REPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O CONCEITO DE AR ATMOSFÉRICO. Disponível em: Acesso em 01 fev 2014.