Archive for dezembro 2013

AULA TEMÁTICA: A ANÁLISE CONSTRUTIVISTA EM CIMA DE SITUAÇÕES REAIS

dez 20th, 2013 | By

O Ensaio aqui proposto sugere ao docente trabalhar os conteúdos da sua disciplina, no caso a Física; utilizando-se de aula temáticas. A proposta está baseada em criar um tema para a aula e inserir a Física para estudar o caso. Não mais, partiremos da Física para o cotidiano e sim; analisar o cotidiano/situação real e
[continue reading...]



O uso de softwares no ensino de física

dez 16th, 2013 | By

Relato



Experimentos tradicionais ou investigativos? Resultados.

dez 13th, 2013 | By

É difícil desconsiderar a importância das atividades experimentais nas aulas de ciências. A montagem de um aparato experimental, o contato com o objeto de estudo, a observação e a análise de um fenômeno e a ação direta do aluno na construção do seu conhecimento são ferramentas motivadoras importantes que devem estar presentes nas aulas de
[continue reading...]



Depoimento sobre as aulas realizadas para a disciplina de estágio

dez 13th, 2013 | By

O estagio foi realizado na escola CEM Araucária, localizada na Rua Afrísio de Senna Vaz, Bairro Serraria, no município de São José, no período noturno nas turmas do segundo ano ensino médio, na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos).   Leonardo Rampa Dias



Novas práticas pedagógicas no ensino de física.

dez 11th, 2013 | By

Novas práticas pedagógicas desenvolvidas por acadêmicos de física nas aulas de estágio em escolas públicas impressionam por sua eficácia e aceitação, gerando uma mudança significativa nas aulas. Com recursos pedagógicos voltados para tecnologias digitais no ensino de física causam alterações significativas no ensino desta ciência, resgatando a auto-estima tanto de alunos como de educadores onde
[continue reading...]



O uso do facebook como ferramenta de aprendizagem pelos alunos do ensino médio

dez 6th, 2013 | By

Na presente investigação tínhamos o objetivo de verificar se o uso de redes sociais é favorável para o ensino de Física, no Ensino Médio. Acreditávamos que a utilização da rede social (Facebook ) como uma ferramenta pedagógica é de extrema validade, pois os alunos podem retirar suas dúvidas e dar sugestões em todos os momentos.
[continue reading...]



Uma análise da Importância da Resolução de Problemas e do Lúdico no Ensino de Física

dez 6th, 2013 | By

Durante minha carreira como professora sempre pensei a respeito da minha prática tentando me aprimorar, com o objetivo de tornar a aprendizagem dos meus alunos mais prazerosa e por consequência minhas aulas mais agradáveis a eles para que também eu tivesse mais satisfação no meu trabalho. Observando minha própria prática e a de outros colegas
[continue reading...]



Investigando o uso do facebook em aulas de física

dez 4th, 2013 | By

O vídeo a seguir relata como foi a experiência das aulas de estágio na Escola de Educação Básica Dom Joaquim, em Braço do Norte. O tema de investigação: Utilizando uma ferramenta online como auxílio para o Ensino de Física no Ensino Médio.   Página utilizada no Facebook: https://www.facebook.com/fisicaestagio?ref=hl



Depoimento Luiza e Simone

dez 2nd, 2013 | By

Eu não tinha colocado meu vídeo depoimento por não gostar muito de dar minha opinião, conversando com Luiza ela também não havia colocado o dela então resolvemos fazer o nosso vídeo depoimento juntas conversando sobre nosso estágio.