(G4) Relato Final do Estágio
jul 5th, 2014 | By Simone Alaide da SilvaNeste vídeo eu comento sobre os três semestres de estágio e faço uma avaliação final.
Neste vídeo eu comento sobre os três semestres de estágio e faço uma avaliação final.
Neste vídeo conto o que aprendi ao longo dos anos como professora de Física no Ensino Médio.
As minhas aulas nessa disciplina de estágio C foram um pouco complicadas, não as aulas em si, mas a dinâmica de funcionamento da escola. Inicialmente eu iria estar trabalhando com os segundos anos do período vespertino, que seriam as mesmas turmas que eu havia trabalhado nos estágios A e B o que pra mim seria
[continue reading...]
Ao iniciar minha experiência docente, quinze anos atrás, eu acreditava saber física. Apesar de estar no primeiro semestre do curso de matemática, acreditava que a física era apenas um conjunto de fórmulas matemáticas que dependiam somente de um pouco de raciocínio lógico para que tudo desse certo. Logo no início descobri que eu não sabia
[continue reading...]
Nesse semestre eu li o artigo: O lúdico como ferramenta no ensino de Física. O artigo traz uma uma investigação a respeito de que tipo de aula os próprios alunos acreditam que seja mais eficiente para a aprendizagem de física. A pesquisa feita pelos autores consistiu da aplicação de várias estratégias de ensino. Aulas expositivas,
[continue reading...]
Durante minha carreira como professora sempre pensei a respeito da minha prática tentando me aprimorar, com o objetivo de tornar a aprendizagem dos meus alunos mais prazerosa e por consequência minhas aulas mais agradáveis a eles para que também eu tivesse mais satisfação no meu trabalho. Observando minha própria prática e a de outros colegas
[continue reading...]
A minha questão de investigação, desde o semestre passado era baseada na importância da resolução de problemas nas aulas de física. Porem, ao observar a turma com mais cuidado e pensando em uma maneira de atrair a atenção dos alunos para a minha aula, decidi acrescentar o uso de brinquedos e práticas na introdução dos
[continue reading...]
Penso que o maior problema que temos em sala de aula é a falta de interesse dos alunos pela disciplina de física. Os alunos em geral tendem a assimilar com facilidade tudo o que lhes é interessante e motivador. A física é uma disciplina tão fascinante e tão cheia de aplicações que as vezes se
[continue reading...]
Todos sabem que a realidade da educação brasileira não é das melhores, mas essa situação se torna muito mais evidente quando se começa a fazer uma análise mais objetiva da situação. Numa primeira conversa com o professor das turmas na qual estou estagiando ele me contou que está cursando engenharia química e que só aceitou
[continue reading...]