Os resolução de problemas criados a partir de materiais práticos
nov 12th, 2013 | By Simone Alaide da Silva | Category: Vídeo-DepoimentosA minha questão de investigação, desde o semestre passado era baseada na importância da resolução de problemas nas aulas de física. Porem, ao observar a turma com mais cuidado e pensando em uma maneira de atrair a atenção dos alunos para a minha aula, decidi acrescentar o uso de brinquedos e práticas na introdução dos conceitos físicos. Nas aulas que apliquei utilizei brinquedos para introduzir vários conceitos de mecânica e a partir da visualização das situações, criamos problemas para serem resolvidos.
Olá Simone! Achei muito interessante a sua ideia de trabalhar com os brinquedos! Ótima alternativa para chamar a atenção deles mesmo! Minha linha investigativa foi a respeito da História e Filosofia da Ciência, a princípio eu iria trabalhar com as Leis de Newton, tem bastante material na internet sobre Leis de Newton e a história da física, mas depois acabei optando por óptica. Em fim, o que eu queria lhe dizer, que se por acaso no próximo estágio se você quiser experimentar misturar um pouquinho de história nas suas aulas eu recomendo!
Também falo isso, pela questão que você propôs a eles, onde você colocou uma questão aberta sem dizer o sentido da força aplicada, nas minhas aulas trabalhei em torno disso também na filosofia da ciência. Muito bom ver suas ideias, quando eu for trabalhar Leis de Newton com certeza levarei sua estratégia dos brinquedos.
Oi Simone
Eu decidi trabalhar com os brinquedos porque realmente não encontrei outra forma de chamar a atenção da turma. Eu acho interessante também a questão da contextualização histórica porém nesse caso foi mais fácil pra mim inserir os brinquedos junto com a proposta dos problemas abertos.
Abraço!
Olá Simone Alaíde, muito interessante a ideia de associar a resolução de problemas com atividades práticas, experimentais. O problema proposto tem um certo grau de abertura. Fiquei curioso para saber como foi a discussão em torno do problema. Você acha que a discussão levou os alunos a compreenderem física?
Olá. Eu tenho certeza que o problema aberto causou um certo desconforto nos alunos no dia que eu corrigi no quadro. A maioria deles nem percebeu que faltava a informação da direção da força, desenharam uma força horizontal e resolveram como se eu a tivesse dado. Quando eu cheguei na sala de aula e perguntei quem tinha feito, a maioria absoluta respondeu que sim. Aí comecei a perguntar como desenharam a força e aí me disseram: horizontal pra direita, outras, horizontal pra esquerda. Eu perguntei: Porque você desenhou assim? um aluno respondeu: Não era assim? hehehe…aí eu expliquei que podia ser assim, mas podia não ser. Que existiam uma infinidade de direções pra desenhar aquela força e que em cada caso se teria uma aceleração diferente e por aí foi a discussão…Adorei!
Boa noite Simone.
Então, assistindo teu vídeo lembrei de minhas primeiras aulas, onde aconteceu realmente o que você descreveu, onde a turma que estou fazendo o estágio tem 1 aluno, e 5 alunas, é pequena, parece fácil de trabalhar, no entanto a apatia deles é que estava me tirando o sono,não havia interação dos mesmos e a aula se tornava maçante, pois somente eu falava e quando lhes perguntava alguma coisa o silêncio prevalecia.
Foi ai que tive a ideia de levar alguns objetos relacionados com o tema eletromagnetismo o qual estou trabalhando. Fiquei surpreso com a reação deles, não falaram muito, no entanto a participação em relação a investigar e desmontar HDs, manusear um protótipo de braço mecânico com um eletroímã na ponta, e mesmo trabalhar com um software instalado no computador foi consideravelmente proveitosa, não era o que eu esperava mas consegui fazer eles se interessarem pelo assunto.
Então vejo como você, que talvez uma aula recheada de novas práticas pode surtir efeito. Coisas que muitas vezes eu considerava uma perca de tempo, ou ainda me preocupava se não estava fugindo daquele método tradicional que todos praticam somente parar passar o tempo fosse uma maneira de não dar aulas, e ainda pensando no que os outros iriam pensar de tantas invenções com objetos que parecem não ter nada a ver com a disciplina. Parece que me enganei pois podem apresentar resultados surpreendentes quando trabalhados de forma a contribuir para o entendimento dos alunos, principalmente se conseguimos uma conexão com seus cotidianos.
Olá. Respondendo suas perguntas, sim eles fizeram relação com a caixa que eu puxei na sala. Com relação ao problema, eu não olhei nos cadernos mas eles me disseram que resolveram, conversando com eles depois vi que cada um resolveu a seu modo, mas achei essa prática muito válida.
Abraço!
Olá Simone, boa tarde muito interessante você ter incorporado e acrescentado outras opções que ajudarão a chegar nos seus objetivos, como os brinquedos. Acredito que o professor precisa enxergar estas opções e aplica-las sem medo, percebemos que é impossível as vezes aplicarmos os planejamentos na íntegra, sem que haja mudanças, importante estas mudanças terem ajudado no objetivo. Parabéns.
Oi Simone, as atividades demonstrativas realmente são boas alternativas não só para despertar os alunos mas também para modificar concepções prévias. Com relação ao problema proposto, muito boa a sua idéia de não fornecer alguns dados do problema. Duas perguntas: na resolução do problema os alunos fizeram alguma relação com a demonstração que você fez puxando uma caixa de papelão por uma corda na sala de aula? Teve algum aluno que não conseguiu resolver o problema?
Olá Simone
Bastante interessante seu vídeo depoimento. E quanto a questão de trabalhar com questões práticas usando material concreto faz com que os alunos tenham muito mais interesse pois percebi isso também durante a minha prática quando fiz o dinamômetro. A participação dos alunos é muito melhor e bem mais fácil de compreenderem a Física e estabelecerem relações com sua vida diária.
Ostrower menciona que: Criar é basicamente formar. É poder dar uma forma a algo novo. O ato de criar abrange a capacidade de compreender e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. Consideramos a criatividade um potencial inerente ao homem e a realização desse potencial uma de suas necessidades. A natureza do homem se elabora no contexto cultural.
Acredito que esse pequeno trecho serve bem para a sua pratica desenvolvida durante o seu estágio e que nós devemos considerar a criatividade do aluno.