Dilatação térmica
abr 5th, 2013 | By Waldyr Carneiro de Campos | Category: ReflexõesDilatação térmica
A professora começou a expor o conceito usando o seguinte texto:
Sólidos ao sofrerem um aquecimento, se dilatam e, ao serem resfriados, se contraem.
A dilatação ou contração ocorre em três dimensões: comprimento, largura e espessura.
A dilatação de um sólido com o aumento de temperatura ocorre por que, com o aumento da energia térmica, aumentam as vibrações dos átomos e moléculas que formam o corpo. Isso faz com que ocorra um afastamento maior dos átomos e das moléculas do sólido, produzindo dilatação em todas as direções.
A professora usa alguns exemplos do cotidiano como a dilatação de trilhos de trem, de fios de luz, calçadas entre outros para explicar onde podemos perceber a dilatação térmica.
Explica também que nos sólidos a dilatação pode ocorrer em três dimensões: comprimento, largura e espessura.
A escola possui um laboratório em condições de uso, mas a professora não o usa pelo fato de ter somente a estrutura e não tem os materias necessários para elaborar atividades experimentais.
Depois dessa explanação teórica a professora começou a fazer exemplos no quadro sobre a dilatação linear.
Oi Waldir, lendo o seu post lembrei-me de quando vi esse assunto no escola pela primeira vez. A primeira duvida que surgiu era se dilatação era o nome dado ao fenômeno de expansão e contração ou se dilatação era só expansão, ou seja, se em vez de expansão podiamos falar dilatação.
Apesar de hoje saber que o significado de dilatação é “Ato ou efeito de dilatar; de avolumar; de alargar-se. Operação cirúrgica, com que se alarga um canal. Incremento. Prolongamento. Expansão: a dilatação do Protestantismo.”, ainda hoje as vezes confundo.
Lembro que o exemplo dos trilhos foi o grande diferencial pra mim, porque próximo a minha casa tinha uma ferrovia e eu sabia que realmente existia um espaço entre os trilhos mas não entendia o porque disso. Mais tarde durante o curso técnico vimos sobre a dilatação dos cabos de energia elétrica e como prever isso na montagem de redes, mas não me pergunta os cálculos que não lembro mais.
Em suma, não foi um conceito complicado de se assimilar mas como disse tinha um exemplo pratico dos trilhos que talvez tenha sido pra mim o diferencial naquele momento mas nem todos tem esse modelo real. Por isso buscar um exemplo que os alunos tenham presenciado “in loco” na sua vivencia pode ser realmente o ideal e mais decisivo para o aluno que exemplos e animações em sala de aula, mas é claro que o professor não tem condições de proporcionar isso aos alunos, então, exemplos e animações em sala de aula passam a ser decisivo para que o aluno assimile o conceito.
Olá Samarone, realmente usando exemplos que os alunos tenham acesso seria o ideal, mas muitas vezes não é possível. Por isso o uso de simuladores e animações e fundamental para os alunos compreenderem tal assunto, um bom exemplo de simulador é que este site traz de uma olhada acho que vai gostar, veja o link abaixo:
http://www.aprendebrasil.com.br/Recursos/ConteudoMultimidia/22/Fisica/Dilatacao_termica/FA03.swf