Archive for fevereiro 2013

Modelização, modelos e linguagem matemática no ensino de física

fev 28th, 2013 | By
jean

Para compreender a realidade a física faz idealizações, “recortes”, abstrações, “constrói” objetos e situações que na verdade não existem de fato (gases ideais, cordas inextensíveis, superfícies sem atrito…). Essa construção toda passa pela matemática. A matemática não serve apenas para resolver problemas, fazer contas, achar resultados numéricos, quantitativos. Ela tem um papel na física que
[continue reading...]



Prof. João Zanetic – Física também é Cultura,1991. – YouTube

fev 26th, 2013 | By

Prof. João Zanetic – Física também é Cultura,1991. – YouTube.



Compreendendo fenômenos ondulatórios

fev 20th, 2013 | By
aula_de_fisica_1[3]

Nesta aula, os alunos em pequenos grupos, desenvolveram uma atividade sobre ondulatória. O conceito de ondas foi associado ao movimento periódico, num arranjo experimental simples ligado a um osciloscópio. De quebra, houve ainda uma discussão sobre indução eletromagnética, por conta do arranjo experimental.



fev 20th, 2013 | By
P1070030

Espaço de produção coletiva, compartilhada, colaborativa  de conhecimento escolar sobre Física e seu ensino no contexto da Educação científica e tecnológica.



Física e matemática

fev 20th, 2013 | By
cesar_lattes1

  É possível ensinar física sem matemática? Seria adequado ensinar física só fazendo contas, apenas com exercícios matemáticos? Trabalhar com a matemática significa sempre fazer contas, resolver exercícios?



Aprender com o imponderável

fev 19th, 2013 | By
Menezes_TED

Palestra de Luiz Carlos de Menezes, físico da USP, sobre o viver e o aprender com o imponderável. Fez parte do TED.