Física e matemática
fev 20th, 2013 |
By Henrique Silva |
Category: Em Debate
É possível ensinar física sem matemática? Seria adequado ensinar física só fazendo contas, apenas com exercícios matemáticos? Trabalhar com a matemática significa sempre fazer contas, resolver exercícios?
Tags: Matemática, resolução de exercícios
Olá pessoal! Hoje é o primeiro dia que acessei a Revista. Para iniciar, responderei esta colocação do professor Henrique. Escrevam vocês também suas idéias por aqui, vamos iniciar o movimento!
Minha opinião a respeito disso, é que é possível sim, ensinar física sem matemática, alguns momentos, em outro já não. Se fizemos aulas teóricas, poderemos ensinar muito dos fenômenos físicos, suas causas e efeitos, sem precisar embasar cálculos matemáticos. Em outros momentos, sem a matemática não conseguiremos provar algumas leis físicas por exemplo.
Também tenho a ideia, de que apenas com exercícios matemáticos não é possível aprender física. Lembro do tempo em que fiz o Ensino Médio e que os professores de física que tive não eram habilitados, (como sempre temos falta de professores nesta área), na maioria das vezes eram professores de matemática que ministravam as aulas de física para completar carga horária, ou, naquele tempo, não era exigido que o professor tivesse formação específica, então qualquer tipo de profissão poderia lecionar física. Isso causou muitos problemas, pois na maioria das vezes, as pessoas que não conhecem a física, pensam que ela é feita somente de fórmulas e matemática, então comentamos que os alunos não conhecem o seu próprio cotidiano com as leis físicas, um pouco se deve a esse fato.
E então pessoal! O que acham? Concordam ou discordam?
Estou também me familiarizando com a revista. Então, vou responder a este comentário. Concordo com o que a colega Simone colocou. Nós já discutimos isso no segundo semestre de 2012. É possível aprender alguns conceitos físicos sem a matemática. Mas para se desenvolver a Física em sua forma plena, é necessária uma boa formação matemática. Como poderemos fazer uso das aplicações das Leis de Newton, para a dinâmica de partículas, ou sistemas de partículas, se não estivermos familiarizados com o cálculo diferencial e integral? Isso me lembra uma frase que um colega falou, e que era mais ou menos assim: “Um Matemático pode ser um Físico medíocre, mas um Físico não pode ser um Matemático medíocre”.
Acredito que as duas caminham juntas. A Física pode ser entendida através da teoria assim como a Matemática também tem sua teoria. Mas é através dos cálculos matemáticos que podemos, na maioria das vezes comprovar os fenômenos físicos que ocorrem e como estes ocorreram.
Mas não podemos pensar em ensinar a Física mecanicamente só com cálculos soltos sem fundamentação teórica, pois o aluno precisa saber o porque das formulas e como estas devem ser aplicadas.
Bom dia, com relação ao Ensino da Física sem a matemática, concordo com os colegas que apenas em alguns momentos onde são aplicados os conceitos e explicados alguns fenômenos é possível aplicar a física sem a matemática, mas na maioria das vezes é preciso a matemática para finalizar as explicações, para que algumas Leis da Física sejam confirmadas, na minha opinião particular gosto mais da parte de aplicação de fórmulas e dos cálculos na física, gosto da matemática na física.