(G1) ARTIGO DE REFERÊNCIA
jul 13th, 2014 | By Waldyr Carneiro de Campos | Category: ReflexõesO artigo “A Visão dos alunos sobre o ensino de Física: Um estudo de caso” é meu ponto de partida para minha proposta sobre como motivar os alunos para despertar o interesse deles pela aprendizagem da Física. A escolha desse artigo se deu pelo fato de trazer a opinião dos alunos com relação ao ensino aprendizagem de Física, de como eles vêem a disciplina e o que poderia ser mudado para que eles se interessassem mais pela Física.
Este artigo refere-se a uma pesquisa onde envolve duas escolas de Aracajú no Sergipe, sendo uma da rede pública e outra da rede particular de ensino, focando as argumentações de como os alunos vêem o ensino de física atualmente e assim analisando o que eles pensam e como a aprendizagem do ensino Física poderia ser melhorada segundo a visão dos próprios alunos.
A maioria dos alunos acha o ensino de física difícil de aprender e pouco interessante, por ser uma disciplina que tem seu ensino tradicional focado em cálculos, leis e fórmulas, cujas resoluções de problemas necessita de uma boa interpretação, para eles na maioria das vezes a fisica se torna uma extensão da matemática. Argumentam que as aulas de física deveriam ser mais dinâmicas, ou seja, um ensino mais prático e divertido para isso devia ser usado mais o laboratório realizando assim experimentos e as tecnologias existentes.
Também acham que os professores deveriam trazer desafios que incentivem os alunos a pensarem e questionarem sobre fenômenos relacionados com seu dia-a-dia.
Moraes, J.U.P. A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Lagarto-SE. v. 5, n. 11, 2009.