(G2) Diário de campo 2
mai 28th, 2014 | By Guilherme BlumenauNeste vídeo eu falo sobre o andamento das aulas até o momento.
Neste vídeo eu falo sobre o andamento das aulas até o momento.
Neste vídeos eu deponho sobre o andamento das aulas iniciais na turma do terceiro ano do Ensino Médio na qual faço estágio.
Neste vídeo eu apresento como se darão as aulas e quais recursos serão utilizados.
Neste vídeo eu comento sobre os artigos que li e nos quais me baseei para desenvolver o meu projeto de ensino.
Na discussão feita no grande grupo referente à atividade experimental na perspectiva construtivista, sobre Eletrostática, foi possível percebe que os alunos conseguiram relacionar o conteúdo estudado com a experiência realizada. Durante a discussão alguns deles se manifestaram e comentaram que sentiram dificuldades na elaboração das questões feitas antes da atividade experimental. Aproveitei alguns questionamentos, sobre
[continue reading...]
Nesse vídeo, relato o que aconteceu no desenvolvimento da atividade experimental na perspectiva construtivista, aplicada na turma do 3º ano do ensino médio, durante o estágio supervisionado C. Nessa atividade os alunos construiram um pêndulo eletrostático e elaboram questões sobre cargas elétricas, processos de eletrização e o princípio de atração e repulsão, para serem respondidas
[continue reading...]
Considerando que um dos objetivos das aulas ministradas no estágio é proporcionar aos alunos a capacidade para relacionar as equações matemáticas aos conceitos físicos, entendendo a relação entre as grandezas envolvidas nos conteúdos abordados, foram utilizados simuladores computacionais como ferramentas facilitadoras para a compreensão das relações matemáticas. Uma das contribuições dos simuladores para as aulas
[continue reading...]
Nesse vídeo-depoimento relato um pouco do experimento investigativo que apliquei no estágio; proposta, analise e conclusões.
Nesse semestre eu li o artigo: O lúdico como ferramenta no ensino de Física. O artigo traz uma uma investigação a respeito de que tipo de aula os próprios alunos acreditam que seja mais eficiente para a aprendizagem de física. A pesquisa feita pelos autores consistiu da aplicação de várias estratégias de ensino. Aulas expositivas,
[continue reading...]
Segundo o artigo “Resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico” não basta saber matemática, é preciso ensinar nossos alunos a pensar matematicamente quando se deparam com problemas de Física. Na tentativa de fazer com que os alunos compreendam melhor as relações matemáticas, seu significado e relação com os conceitos
[continue reading...]