(G3) Simuladores e as Relações Matemáticas no Ensino de Física – Relato 2

mai 27th, 2014 | By | Category: Reflexões

Considerando que um dos objetivos das aulas ministradas no estágio é proporcionar aos alunos a capacidade para relacionar as equações matemáticas aos conceitos físicos, entendendo a relação entre as grandezas envolvidas nos conteúdos abordados, foram utilizados simuladores computacionais como ferramentas facilitadoras para a compreensão das relações matemáticas.

Uma das contribuições dos simuladores para as aulas foi a de torná-las mais atrativas aos alunos, que se interessaram pela característica dinâmica e representativa do software.

Além de chamar a atenção dos alunos, as simulações têm como principal característica permitir a alteração de valores das grandezas físicas, apresentando os resultados destas mudanças. Ao trabalhar os conceitos de resistência e resistividade elétrica com os alunos do terceiro ano, a simulação permitiu alterar valores de comprimento, área e resistividade, mostrando estas mudanças em uma figura animada e apresentando o valor resultante da resistência elétrica. Baseado nessa animação foi possível apresentar a relação entre as grandezas físicas e propor problemas como:

A quais variáveis está relacionada a resistência de um condutor?”

“Dois fios de mesmo comprimento e mesmo diâmetro podem ter resistências diferentes?”

“Dois condutores de mesmo material e comprimento possuem áreas de seção transversal diferentes. Qual deles produz maior resistência a passagem dos elétrons? Por que?”

As simulações permitem que os alunos percebam a proporcionalidade entre as variáveis de maneira muito mais simples e atrativa do que quando tenta-se realizar isso substituindo valores na equação. Mesmo com a equação apresentada, os alunos ainda não compreendem as relações diretas entre as grandezas por possuírem dificuldades em compreender as estruturas matemáticas, a simulação permite que isso seja de certo modo superado.

Por fim, parece ser muito mais interessante e construtivo para o aprendizado dos alunos que eles consigam compreender as relações entre as grandezas envolvidas nos conceitos físicos do que propriamente calcular valores mecanicamente.

Tags: , , ,

One Comment to “(G3) Simuladores e as Relações Matemáticas no Ensino de Física – Relato 2”

  1. Cristina Evaristo Silva disse:

    Oi João! que bacana seu trabalho! também tentei usar os simuladores, mas não deu muito certo e tive de usar outras tecnicas de ensino. Como você está lidando com as dificuldades de uso das salas informatizadas? como tem administrado o uso dos simuladores com os computadores do Estado?
    abraços

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.