(G3) Simuladores e as Relações Matemáticas no Ensino de Física – Relato 2
mai 27th, 2014 | By João Paulo Bedretchuk | Category: ReflexõesConsiderando que um dos objetivos das aulas ministradas no estágio é proporcionar aos alunos a capacidade para relacionar as equações matemáticas aos conceitos físicos, entendendo a relação entre as grandezas envolvidas nos conteúdos abordados, foram utilizados simuladores computacionais como ferramentas facilitadoras para a compreensão das relações matemáticas.
Uma das contribuições dos simuladores para as aulas foi a de torná-las mais atrativas aos alunos, que se interessaram pela característica dinâmica e representativa do software.
Além de chamar a atenção dos alunos, as simulações têm como principal característica permitir a alteração de valores das grandezas físicas, apresentando os resultados destas mudanças. Ao trabalhar os conceitos de resistência e resistividade elétrica com os alunos do terceiro ano, a simulação permitiu alterar valores de comprimento, área e resistividade, mostrando estas mudanças em uma figura animada e apresentando o valor resultante da resistência elétrica. Baseado nessa animação foi possível apresentar a relação entre as grandezas físicas e propor problemas como:
“A quais variáveis está relacionada a resistência de um condutor?”
“Dois fios de mesmo comprimento e mesmo diâmetro podem ter resistências diferentes?”
“Dois condutores de mesmo material e comprimento possuem áreas de seção transversal diferentes. Qual deles produz maior resistência a passagem dos elétrons? Por que?”
As simulações permitem que os alunos percebam a proporcionalidade entre as variáveis de maneira muito mais simples e atrativa do que quando tenta-se realizar isso substituindo valores na equação. Mesmo com a equação apresentada, os alunos ainda não compreendem as relações diretas entre as grandezas por possuírem dificuldades em compreender as estruturas matemáticas, a simulação permite que isso seja de certo modo superado.
Por fim, parece ser muito mais interessante e construtivo para o aprendizado dos alunos que eles consigam compreender as relações entre as grandezas envolvidas nos conceitos físicos do que propriamente calcular valores mecanicamente.
Oi João! que bacana seu trabalho! também tentei usar os simuladores, mas não deu muito certo e tive de usar outras tecnicas de ensino. Como você está lidando com as dificuldades de uso das salas informatizadas? como tem administrado o uso dos simuladores com os computadores do Estado?
abraços