All entries by this author

(G5) Relatos Sobre a Aplicação das Aulas de Estágio

jun 10th, 2014 | By

Este vídeo trás comentários sobre alguns tópicos interessantes relacionados a aplicação das aulas de estágio: Dificuldades em encontrar artigos com aplicações práticas relacionados ao tema de investigação; Resistência de alguns alunos quanto a resolução de problemas diferenciados; Bom desempenho de alguns alunos que apresentavam dificuldades na disciplina de física.  



(G3) Conceitos Físicos – Dilatação e Temperatura

jun 10th, 2014 | By

Neste vídeo é apresentada a relação entre dilatação dos materiais e a temperatura conforme ministrado aos alunos, visando facilitar a compreensão dos conceitos. Muitas vezes esta relação entre dilatação e temperatura é apresentada superficialmente, de modo que os alunos nem ao menos compreendem a razão pela qual um corpo aumenta de tamanho quando aquecido. É
[continue reading...]



(G3) Simuladores e as Relações Matemáticas no Ensino de Física – Relato 2

mai 27th, 2014 | By

Considerando que um dos objetivos das aulas ministradas no estágio é proporcionar aos alunos a capacidade para relacionar as equações matemáticas aos conceitos físicos, entendendo a relação entre as grandezas envolvidas nos conteúdos abordados, foram utilizados simuladores computacionais como ferramentas facilitadoras para a compreensão das relações matemáticas. Uma das contribuições dos simuladores para as aulas
[continue reading...]



(G3) Relações Matemáticas e a Aplicação de Problemas – Relato 1

mai 24th, 2014 | By

Segundo o artigo “Resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico” não basta saber matemática, é preciso ensinar nossos alunos a pensar matematicamente quando se deparam com problemas de Física. Na tentativa de fazer com que os alunos compreendam melhor as relações matemáticas, seu significado e relação com os conceitos
[continue reading...]



(G3) Video-Depoimento – Plano de Ensino: Considerações Gerais

mai 8th, 2014 | By


(G3) Uma nova perspectiva para a aplicação de problemas no ensino de física.

abr 1st, 2014 | By
Resolução de problema

 O artigo lido aborda questionamentos a respeito da didática habitual de resolução de problemas em física, na  intenção de provar as falhas dos métodos atuais e propor a elaboração fundamentada de propostas mais  efetivas. Para isso, inicia com questionamentos a respeito da maneira como são tratados os problemas em sala  de aula e, através de
[continue reading...]



Ondas, qual o problema?

abr 2nd, 2013 | By

Nas aulas que foram assistidas desde o dia 25/02 deste ano, o professor abordou conteúdos referentes a ondas mecânicas. Quando iniciei as observações algumas aulas sobre este assunto já haviam ocorrido e, portanto não consegui tantas informações sobre elas. Pelo que pude notar o professor abordou o conceito de ondas mecânicas, suas características e algumas
[continue reading...]