Reflexões e produções de professores e professores em formação nas escolas campos de estágio
(G3) Video-Depoimento – Plano de Ensino: Considerações Gerais
mai 8th, 2014 |
By João Paulo Bedretchuk |
Category: Vídeo-Depoimentos
Tags: Canoinhas, G3, resolução de problemas, termodinâmica
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.
oi João! legal!
O que você pensa a respeito do trabalho do professor titular de física? qual a forma de trabalho dele?
Acredito que são questões importantes já que o aluno será um reflexo do professor, se este for metódico o aluno o será da mesma forma, se este for dedicado, organizado ou faltoso e desleixado o aluno irá tambem apresentar estas características, não é?
Olá Cristina!
Não observei as aulas do professor titular, mas pelo que pude notar ele tem uma abordagem tradicional para o ensino de física, apesar de parecer aberto a propostas diferenciadas. Parece sim ser um tanto metódico, aplicando suas aulas baseadas em um plano de ensino tradicional.
A resistência dos alunos a mudança nos problemas e exercícios aplicados foi muito visível, mostrando-se como um reflexo da resolução de problemas “mecanicista” que vem sendo ensinada desde o primeiro ano do ensino médio. Vale ressaltar que isto não é umas simples crítica aos problemas e exercícios tradicionais, mas um comentário a respeito da dificuldade de se abordar questões diferenciadas com turmas que estão acostumadas a um trabalho operacional.
Em anos passados tive a oportunidade de trabalhar no colégio que estou estagiando, e ministrei também aulas com perspectivas relativamente tradicionais, principalmente quanto aos exercícios aplicados. Hoje percebo como isso influencia o pensamento do aluno sobre o que é a física e como ela deve ser tratada.
Olá João, parabéns pelo vídeo, bem esclarecedor a respeito do seu trabalho. E gostaria de explorar um pouco o comentário da Cristina sobre o aluno copiar características do professor, acredito que por ter contato com muitos professores este poderia selecionar o comportamento para refletir que mais se aproxima de suas tendências prévias, as quais devem ser resultado de todo um desenvolvimento aquém da escola e acho que a heterogeneidade que encontramos em sala de aula é um indício desse aspecto. Bom trabalho.