Archive for abril 2013

Atividades experimentais no ensino de Física

abr 29th, 2013 | By

ROSA, CLECI T. WERNER DA; ROSA, ÁLVARO BECKER DA. Aulas experimentais na perspectiva construtivista: proposta de organização do roteiro para aulas de física. Física na Escola, v. 13, n. 1, 2012.   Este artigo relata uma proposta didática metodológico, para ajudar os professores na organização de uma atividade experimental de física, na concepção construtivista. Hoje
[continue reading...]



A Restrição do Livro Didático de Física

abr 28th, 2013 | By

A restrição do Livro Didático de Física Responsável por direcionar o desempenho e qualidade na educação e de cunho importantíssimo nesta área, o livro didático vem de longínqua data dando suporte aos conteúdos educativos nas mais diferentes disciplinas, caracterizando-se como indispensável para um ensino de qualidade, reconhecido como detentor do conhecimento e de técnicas hábeis
[continue reading...]



Interdisciplinaridade no ensino de Física

abr 28th, 2013 | By
Interdisciplinaridade

    Algumas disciplinas parecem vilãs como Matemática, Química, Física, etc. Este temor que alunos não só do EJA, mas de uma forma geral têm, seja pela falta de compreender, estabelecer interligações e aplicações no seu dia a dia os conhecimentos adquiridos, ou por falta de interesse em estudar, ou as aulas são muito teóricas,
[continue reading...]



Analogias produzidas por alunos do ensino médio em aulas de Física

abr 28th, 2013 | By

O artigo em questão estuda o uso de analogias como um recurso didático nas aulas de ciências, como uma maneira de favorecer a aprendizagem dos alunos. De acordo com os autores, para que os alunos possam atribuir significados aos conteúdos estudados, eles necessitam criar relações entre as novas informações e os conhecimentos que já possuem;
[continue reading...]



Aulas experimentais na perspectiva construtivista: proposta de organização do roteiro para as aulas de física.

abr 28th, 2013 | By

Na atualidade é comum encontrarmos nos projetos políticos pedagógicos das escolas uma corrente construtivista de ensino, a qual norteiam os trabalhos pedagógicos da escola, o que podemos perceber na realidade é difícil percebemos essa prática, devido algumas dificuldades encontradas pelos docentes. Uma prática importante que nos leva a tal discussão são as aulas experimentais, tão
[continue reading...]



Modelagem matemática aplicada ao ensino de Física

abr 28th, 2013 | By

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MODELAGEM MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA RESENHA DO ARTIGO A MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO – LOZADA, CLÁUDIA de O., et alli – Revista Logos, nº 14 – UERJ – Rio de Janeiro – 2006.   O artigo pretende discutir a importância da modelagem matemática para
[continue reading...]



Artigo: Os licenciandos frente a uma nova disciplina: ensino de física e inclusão social

abr 24th, 2013 | By

Este artigo relata o trabalho desenvolvido por um grupo de licenciandos de Física engajados na busca por experiências e métodos aplicados a alunos com necessidades especiais.   A Educação Inclusiva é hoje tema de estudo e pesquisa na área da Educação Especial. Por conta da importância desta as disciplinas que visam a Inclusão Social estão
[continue reading...]



Artigos

abr 21st, 2013 | By

Filosofia, história e sociologia da ciência. 1 – BONIEK, Venceslau C. S. Um debate na escola: A história e a filosofia da ciência em foco. Revista Física na escola. Volume 11 – no 2 – Outubro/2010. SBF. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num2/a05.pdf . Acesso em 13/04/2013. 2 – BONIEK, Venceslau C. S. Júri simulado: um uso da história e filosofia
[continue reading...]



Artigos de Ensino de Ciências

abr 19th, 2013 | By

Os temas que me despertaram interesse durante o estágio são: 1. Concepções Alternativas no Ensino de Física; 2. As Armadilhas da Contextualização no Ensino de Física; 3. Do Formalismo Científicos às Transposições Informais. Os artigos selecionados relativos aos três temas são; Artigos relacioanados ao tema 1: “Mudanças nas Concepções Alternativas de Estudantes Relacionadas com Eletricidade”
[continue reading...]



Artigos

abr 18th, 2013 | By

OS TEMAS ESCOLHIDOS SÃO: 1-Livro Didático de Física:O ponto de vista de alunos do Ensino Médio. 2-Ensinando Física para Alunos com Deficiências. 3-A Restrição dos Livros Didáticos de Física.