All entries by this author

Artigos de Ensino de Ciências

abr 19th, 2013 | By

Os temas que me despertaram interesse durante o estágio são: 1. Concepções Alternativas no Ensino de Física; 2. As Armadilhas da Contextualização no Ensino de Física; 3. Do Formalismo Científicos às Transposições Informais. Os artigos selecionados relativos aos três temas são; Artigos relacioanados ao tema 1: “Mudanças nas Concepções Alternativas de Estudantes Relacionadas com Eletricidade”
[continue reading...]



Observação de aula sobre vetores

abr 18th, 2013 | By
Quadro

Nesta aula o tema era adição geométrica de vetores e ambas as formas de executar essa operação, a regra do polígono e a regra do paralelogramo foram abordadas, um ponto a se destacar é que na introdução da regra do polígono o professor se utiliza de vetores de mesma direção colocando-os um abaixo do outro
[continue reading...]



Grandezas Escalares x Grandezas Vetoriais

abr 4th, 2013 | By

O conceito de escalar, ou seja, um valor numérico associado a um objeto do cotidiano é do senso comum e de fácil entendimento por parte dos alunos por conta dos vários exemplos do cotidiano em que um valor numérico pode ser associado a uma quantidade. No entanto, ao se deparar com um objeto cuja plena
[continue reading...]



Aula: grandezas escalares x grandezas vetoriais

abr 2nd, 2013 | By

O tema da aula do primeiro ano foi “grandezas escalares e grandezas vetoriais” o professor iniciou a explanação dando exemplos do tempo como grandeza escalar e a partir do exemplo definindo a grandeza escalar como aquela cuja informação numérica seria suficiente para sua total compreensão, utilizando o exemplo de um carrinho do lado de fora
[continue reading...]



Diário de Campo: A Biblioteca

abr 1st, 2013 | By

Em minha primeira atividade oficial do estágio de observação visitei a biblioteca do Colégio de Aplicação da UFSC, dirigi-me primeiramente a área da bilbioteca destinada a física, matemática e a química. Notei que o espaço reservado aos livros destas três disciplinas eram equivalentes, e observei a presença de coleções classicas da física do ensino médio
[continue reading...]