Diário de Campo: A Biblioteca
abr 1st, 2013 | By Sergio | Category: Diário de CampoEm minha primeira atividade oficial do estágio de observação visitei a biblioteca do Colégio de Aplicação da UFSC, dirigi-me primeiramente a área da bilbioteca destinada a física, matemática e a química. Notei que o espaço reservado aos livros destas três disciplinas eram equivalentes, e observei a presença de coleções classicas da física do ensino médio de autores como: Bonjorno; Ramalho, Ivan Nicolau e Toledo; Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga, Chiqueto e Parada como itens do acervo, as edições dessas coleções não eram atualizadas.
Também haviam coleções de física de nível superior, Sears Zemansky Young, Tipler também fazem parte do acervo em edições atualizadas e mais antigas.
Livros de divulgação científica contemporâneos e clássicos também são encontrados na biblioteca, como: A evolução da Física de Einstein e Infield; George e o Segredo do Universo de Stephen Hawking, bem como tópicos mais específicos em ciências como: A radioatividade e o lixo nuclear de Maria Helene.
A biblioteca possui uma larga estante dedicada a literatura de ficção fantástica de autores contemporâneos internacionais como Rick Riordan e suas coleções associadas a mitologia grega e romana, os livros da série Deltora Guest e alguns exemplares de um autor singular: O triste fim do pequeno Menino ostra e outras histórias de Tim Burton. A literatura clássica brasileira estava representada em número reduzido com autores como Machado de Assis e Dias Gomes.
Notei a ausência de autores como Isaac Asimov um dos três maiores autores de ficção científica da história, de livros da editora da UFSC como A escalada da ciência de Brian L. Silver sobre epistemologia e divulgação científica e de autores que são professores da UFSC como Eleutério Conceição e seu livro a Saga do Contestado sobre a história local.
O professor de física cedeu-me um livro da coleção que utiliza em sala de aula: Física de Helou, Gualter Newton volume 1, que será utilizado nas primeiras séries onde realizerei as observações. Dos autores deste livro texto notei que os dois primeiros são Engenheiros Eletricistas e atuam como professores de física na rede particular de ensino e o último autor é licenciado em física e atua também nessa área.
Dentre os periódicos constatei o recebimento de edições sobre educação, atualidades como Veja e divulgação científica para crianças como Ciência Hoje das crianças.
Da configuração encontrada, questionamentos e reflexões podem ser feitas envolvendo o papel da biblioteca, da composição do acervo, do professor como incentivador de uma alfabetização científica mais ampla e da disponibilidade e qualidade do material impresso se comparado ao material digital hoje disponível que serão tratados em futuros posts sobre o tema.