Archive for abril 2014
abr 28th, 2014 |
By Simone da Silva Clara
O meu tema investigativo é sobre resoluções de problemas, durante as aulas estou sempre procurando questioná-los sobre o resultado dos problemas antes de resolvê-los, não os resultados numéricos mas os resultados possíveis, trabalhando com valores diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
Posted in Diário de Campo |
2 comments
Tags: G4, resolução de problemas, Tubarão
abr 25th, 2014 |
By Nizilene Daiane Soares Muller
No dia 09/04, comecei a desenvolver o meu tema de reflexão, que é atividade experimental na perspectiva construtivista. No primeiro momento passei os objetivos da atividade, e ditei os materiais necessários para a construção do pêndulo eletrostático e pedi para os alunos formarem grupos. Com tudo organizado eles tinham que primeiro citar alguns materiais que
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
7 comments
Tags: Atividades experimentais, Blumenau, Construtivismo, Eletrostática, G5
abr 24th, 2014 |
By Felipe Torquato Vieira
Nas primeiras 4 aulas, as duas primeiras foram em sala de aula e duas na informática utilizando o simulador e visualizando imagens, ainda estou fazendo a analise dos dados de uma pesquisa que fiz com os alunos sobre o que “gostaram mais”, porém já tenho uma certeza, de acordo com o que presenciei em sala
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo, Vídeo-Depoimentos |
1 Comment »
Tags: Criciúma, ensino de Física, G2, tecnologia
abr 23rd, 2014 |
By Simone Sobiecziak
Este vídeo traz a reflexão até a oitava aula de estágio. Durante as aulas, expliquei os conteúdos e passei um vídeo aos alunos sobre a evolução dos conceitos de como enxergamos os objetos. O vídeo foi bem aceito e os alunos tiraram conclusões bem importantes dele. Para complementar fiz o experimento com o prisma e
[continue reading...]
Posted in Reflexões, Vídeo-Depoimentos |
No Comments »
Tags: G1, HFC, Lages, video-depoimento
abr 23rd, 2014 |
By Roberta Tatiane
Iniciei o estágio no dia 03/04 conforme previsto, porém por orientação da professora regente da turma, precisei mudar meu planejamento, pois havia preparado para iniciar o conteúdo de “Definição de carga elétrica e Interação entre cargas e os processos de eletrização”, porém ela marcou uma avaliação para o dia 07/04, então solicitou que eu fizesse
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
4 comments
Tags: aulas experimentais na perspectiva construtivista, eletricidade, G5, Lages, Roberta
abr 17th, 2014 |
By Samarone Lourenço
Como leciono em duas escolas diferentes, irei colocar um pouco de como foi a aula em cada escola. Na EEBLC comecei me apresentando aos alunos e apresentando a proposta de trabalho. Em seguida lecionei uma aula sobre dilatação térmica linear e resolvi alguns exercícios exemplos com os alunos e deixei dois exercícios para eles fazerem. O
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
3 comments
Tags: Atividades experimentais, Criciúma, Dilatação térmica, G5
abr 17th, 2014 |
By Samarone Lourenço
As duas primeiras aulas em cada escola. Imprevistos, resultados e ajustes.
Posted in Vídeo-Depoimentos |
No Comments »
Tags: Atividades experimentais, Criciúma, Dilatação térmica, G5
abr 17th, 2014 |
By Samarone Lourenço
Neste vídeo depoimento apresento os locais de estágio, a proposta investigativa, o artigo de referência e um pouco da organização das aulas proposto no plano de ensino.
Posted in Vídeo-Depoimentos |
No Comments »
Tags: Criciúma, Dilatação térmica, experimentos, G5
abr 17th, 2014 |
By Luiza Cecilia Kretzer dos Passos
Este plano consta de estudo relacionado aos tipos de transferência de calor que será investigada a partir de relação que podemos estabelecer entre as quantidades de energia trocadas pelos sistemas físicos, suas temperaturas e suas características particulares. Será estudado também como podemos calcular as quantidades de calor transferidas de um corpo para outro, de acordo
[continue reading...]
Posted in Reflexões |
2 comments
Tags: G5, Matemática, resolução de problemas, termodinâmica, Tubarão
abr 14th, 2014 |
By Cristina Evaristo Silva
Nas primeiras semanas semanas de estagio tive alguns imprevistos: o horário mudou e tive que repensar as atividades elaboras. Havia me planejado para segundo ano e agora estou lecionando no primeiro ano. Além disso a receptividade não foi tão boa quanto eu esperava. Talvez por estar remando contra a corrente. O professor titular (excelente profissional)
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
4 comments
Tags: Blumenau, G3, resolução de problemas