(G5) Resolução de Problemas e o Papel da Matemática nas Atividades da Calorimetria

abr 17th, 2014 | By | Category: Reflexões

Este plano consta de estudo relacionado aos tipos de transferência de calor que será investigada a  partir de relação que podemos estabelecer entre as quantidades de energia trocadas pelos sistemas físicos, suas temperaturas e suas características particulares. Será estudado também como podemos calcular as quantidades de calor transferidas de um corpo para outro, de acordo com as variações ocorridas na temperatura e na sua mudança de estado físico.

O plano está apresentado em 16 aulas que podem variar de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos e a atenção que se queira dar a cada conteúdo abordado, pois, sabemos que muitas manifestações de grandezas térmicas estão presentes em nossa vida e que podemos aquecer a água em um fogão convencional ou em forno de micro-ondas ou ainda com uma resistência elétrica. E se optarmos em aquecer a água em uma panela de metal, conseguiu aquecer a água mais rapidamente do que com uma panela constituída de outro material como de pedra por exemplo.

Outro instrumento de uso cotidiano que é a garrafa térmica que é também um dispositivo relacionado com o calor e suas manifestações. Bem sabemos que ela não funciona fornecendo ou retirando calor. O que então faz com que a garrafa térmica conserve por algum tempo a temperatura do liquido guardado em seu interior? Essas são perguntas que poderão ser respondidas após o estudo da calorimetria.

Percebe-se que as imagens ajudam o aluno a compreender melhor alguns fenômenos que ocorrem na natureza.

Tags: , , , ,

2 Comments to “(G5) Resolução de Problemas e o Papel da Matemática nas Atividades da Calorimetria”

  1. Nizilene Daiane Soares Muller disse:

    Olá Luiza, concordo com você sobre a utilização de imagens, porque visualizando uma determinada situação fica mais fácil a compreensão do aluno. Por isso, gostaria de saber como você vai fazer a aplicação do seu tema de reflexão.Vai ter imagens nos problemas? Os alunos irão resolver em casa ou na sala?

  2. Roberta Tatiane disse:

    Resolução de problemas… é um tema bem interessante, pois estamos inseridos em um contexto onde isso é muito importante no ensino de física. Temos que pensar que nossos alunos estão enfrentado vestibulares, enem e outros concursos onde precisam de estratégias de resolução de problemas que sejam eficazes para um bom desempenho.
    Porém para que isso não seja um fardo para nossos alunos precisamos pensar em uma forma interessante que desperte a vontade de aprender o conteúdo para que possa interpretar esses problemas. Costumo dizer que o problema maior que a física enfrenta é o fato que os alunos não sabem interpretar os problemas e também não sabem a matemática para resolvê-los, uma fato para que o aluno melhore em sua interpretação é entender o fenômeno físico a ser estudado.
    Quais estratégias tem utilizado para melhorar a interpretação dos problemas de física?
    Seus alunos também apresentam dificuldades em interpretar e resolver os problemas?

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.