Archive for junho 2014
jun 30th, 2014 |
By Maurílio Watzko
Aula 2 e 3 (2h/a) do dia 03/04/2014 A aula foi no laboratório de informática em que se oportunizou o uso da mídia interativa trazendo novas possibilidades de aprendizagem. Os alunos ficaram entusiasmados no início, mas logo começaram a utilizar outros endereços que não são convenientes para este instante de estudo. Chamada à atenção e
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
No Comments »
Tags: G2
jun 20th, 2014 |
By Simone Sobiecziak
Este é o vídeo final sobre o estágio, no qual enuncio minhas conclusões e resultados alcançados. Também comento sobre os principais objetivos do desenvolvimento do projeto e as modificações que fiz do estágio B para o C.
Posted in Reflexões |
No Comments »
Tags: G1, HFC, Lages
jun 20th, 2014 |
By Paula Galvão
O artigo é : Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de problemas e o Papel da matemática como Estruturante do Pensamento Físico, este artigo foi publicado em uma revista que chama Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, V. 2, N 2, p.181-205, jul. 2009. Quem o escreveu este artigo são Maurício Pietrocolla e
[continue reading...]
Posted in Resenhas |
1 Comment »
Tags: Física do Cotidiano, G4, Tubarão
jun 16th, 2014 |
By Simone da Silva Clara
Bom dia, na minha última aula de estágio pedi aos alunos que escrevessem em um papel sem se identificar qual sua maior dificuldade na hora de resolver os problemas, se a dificuldade está em interpretar o problema e tirar os dados ou seria na hora de resolver os cálculos matemáticos e porquê? pedi também que
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
1 Comment »
Tags: G4
jun 15th, 2014 |
By Camila Nart Gonçalves
Embora não conste no meu planejamento inicial, o artigo que escolhi para falar sobre é de Murilo F. Magalhães, Wilma M. S. Santos e Penha M. C. Dias. É um artigo do periódico Revista Brasileira de Ensino de Física (2002). Escolhi este artigo porque foi minha base para trabalhar com História e Filosofia da Ciência
[continue reading...]
Posted in Resenhas |
2 comments
Tags: Criciúma, G1, HFC
jun 14th, 2014 |
By Camila Nart Gonçalves
16/04 3ª SÉRIE 3002 (DUAS AULAS) – Depois de conversas com os professores orientadores do estágio e com a professora supervisora, chegamos ao consenso de que meu tema de investigação partiria em cima dos conteúdos de Eletrodinâmica. Porém, antes seria necessário finalizar força elétrica e campo elétrico. Nesse dia, eles tinham uma avaliação (prova) referente
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo |
2 comments
Tags: Criciúma, Diário de Campo, G1
jun 14th, 2014 |
By Camila Nart Gonçalves
Para lecionar minhas aulas baseei-me em dois temas de investigação, como já havia dito: História e Filosofia da Ciência no Ensino da Física e aplicação de modelos, modelagens e modelizações. Minha primeira idéia/proposta era utilizar-me dos dois temas simultaneamente mas, em sala; utilizei História e Filosofia da Ciência para lecionar Campo Elétrico enquanto, para tratar
[continue reading...]
Posted in Diário de Campo, Reflexões |
2 comments
Tags: Criciúma, G1, HFC, Relato Investigativo
jun 11th, 2014 |
By Nizilene Daiane Soares Muller
Neste vídeo estou apresentando o plano de ensino das aulas ministradas no estágio supervisionado C. Tendo como tema de reflexão, atividades experimentais na perspectiva construtivista e os conceitos físicos, eletrostática, Lei de Coulomb e campo elétrico.
Posted in Vídeo-Depoimentos |
2 comments
Tags: Atividade experimental, Blumenau, Construtivista, Eletrostática, G5, Lei de Coulomb
jun 10th, 2014 |
By João Paulo Bedretchuk
Este vídeo trás comentários sobre alguns tópicos interessantes relacionados a aplicação das aulas de estágio: Dificuldades em encontrar artigos com aplicações práticas relacionados ao tema de investigação; Resistência de alguns alunos quanto a resolução de problemas diferenciados; Bom desempenho de alguns alunos que apresentavam dificuldades na disciplina de física.
Posted in Vídeo-Depoimentos |
No Comments »
Tags: Canoinhas, G3, resolução de problemas
jun 10th, 2014 |
By João Paulo Bedretchuk
Neste vídeo é apresentada a relação entre dilatação dos materiais e a temperatura conforme ministrado aos alunos, visando facilitar a compreensão dos conceitos. Muitas vezes esta relação entre dilatação e temperatura é apresentada superficialmente, de modo que os alunos nem ao menos compreendem a razão pela qual um corpo aumenta de tamanho quando aquecido. É
[continue reading...]
Posted in Vídeo-Depoimentos |
No Comments »
Tags: Canoinhas, Dilatação térmica, G3