Archive for junho 2014

(G2) Relatos das aulas 2, 3 e 6

jun 30th, 2014 | By

Aula 2 e 3 (2h/a) do dia 03/04/2014 A aula foi no laboratório de informática em que se oportunizou o uso da mídia interativa trazendo novas possibilidades de aprendizagem. Os alunos ficaram entusiasmados no início, mas logo começaram a utilizar outros endereços que não são convenientes para este instante de estudo. Chamada à atenção e
[continue reading...]



(G1) Vídeo Final – Reflexões

jun 20th, 2014 | By

Este é o vídeo final sobre o estágio, no qual enuncio minhas conclusões e resultados alcançados. Também comento sobre os principais objetivos do desenvolvimento do projeto e as modificações que fiz do estágio B para o C.



(G4) Reflexão sobre o artigo

jun 20th, 2014 | By

O artigo é : Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de problemas e o Papel da matemática como Estruturante do Pensamento Físico, este artigo foi publicado em uma revista que chama Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, V. 2, N 2, p.181-205, jul. 2009. Quem o escreveu este artigo são Maurício Pietrocolla e
[continue reading...]



(G4) Pesquisa com os alunos

jun 16th, 2014 | By

Bom dia, na minha última aula de estágio pedi aos alunos que escrevessem em um papel sem se identificar qual sua maior dificuldade na hora de resolver os problemas, se a dificuldade está em interpretar o problema e tirar os dados ou seria na hora de resolver os cálculos matemáticos e porquê? pedi também que
[continue reading...]



(G1) O Artigo de Referência – HFC no Ensino de Campo Elétrico

jun 15th, 2014 | By

Embora não conste no meu planejamento inicial, o artigo que escolhi para falar sobre é de Murilo F. Magalhães, Wilma M. S. Santos e Penha M. C. Dias. É um artigo do periódico Revista Brasileira de Ensino de Física (2002). Escolhi este artigo porque foi minha base para trabalhar com História e Filosofia da Ciência
[continue reading...]



(G1) ESTÁGIO SUPERVISIONADO C: DIÁRIO DE CAMPO (AULA A AULA)

jun 14th, 2014 | By

16/04 3ª SÉRIE 3002 (DUAS AULAS) – Depois de conversas com os professores orientadores do estágio e com a professora supervisora, chegamos ao consenso de que meu tema de investigação partiria em cima dos conteúdos de Eletrodinâmica. Porém, antes seria necessário finalizar força elétrica e campo elétrico. Nesse dia, eles tinham uma avaliação (prova) referente
[continue reading...]



(G1) RELATO: HFC PARA A CONTRIBUIÇÃO QUALITATIVA DO ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO

jun 14th, 2014 | By

Para lecionar minhas aulas baseei-me em dois temas de investigação, como já havia dito: História e Filosofia da Ciência no Ensino da Física e aplicação de modelos, modelagens e modelizações. Minha primeira idéia/proposta era utilizar-me dos dois temas simultaneamente mas, em sala; utilizei História e Filosofia da Ciência para lecionar Campo Elétrico enquanto, para tratar
[continue reading...]



(G5) Plano de ensino

jun 11th, 2014 | By

Neste vídeo estou apresentando o plano de ensino das aulas ministradas no estágio supervisionado C. Tendo como tema de reflexão, atividades experimentais na perspectiva construtivista e os conceitos físicos, eletrostática, Lei de Coulomb e campo elétrico.



(G5) Relatos Sobre a Aplicação das Aulas de Estágio

jun 10th, 2014 | By

Este vídeo trás comentários sobre alguns tópicos interessantes relacionados a aplicação das aulas de estágio: Dificuldades em encontrar artigos com aplicações práticas relacionados ao tema de investigação; Resistência de alguns alunos quanto a resolução de problemas diferenciados; Bom desempenho de alguns alunos que apresentavam dificuldades na disciplina de física.  



(G3) Conceitos Físicos – Dilatação e Temperatura

jun 10th, 2014 | By

Neste vídeo é apresentada a relação entre dilatação dos materiais e a temperatura conforme ministrado aos alunos, visando facilitar a compreensão dos conceitos. Muitas vezes esta relação entre dilatação e temperatura é apresentada superficialmente, de modo que os alunos nem ao menos compreendem a razão pela qual um corpo aumenta de tamanho quando aquecido. É
[continue reading...]