All entries by this author

(G4) Reflexão sobre o artigo

jun 20th, 2014 | By

O artigo é : Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de problemas e o Papel da matemática como Estruturante do Pensamento Físico, este artigo foi publicado em uma revista que chama Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, V. 2, N 2, p.181-205, jul. 2009. Quem o escreveu este artigo são Maurício Pietrocolla e
[continue reading...]



(G4) Ciência, vida diária e Ensino da Escola Relato II

jun 4th, 2014 | By

Em um segundo momento na busca de fazer esta relação entre o que se ensina na escola e a vida em comunidade do aluno, os mesmos foram convidados e orientados a fazer uma saída de campo, e com papel e caneta na mão, fomos dar uma volta no entorno da escola, como se eles (alunos)
[continue reading...]



(G4) Ciência, Vida Diária e Conhecimento da Escola Relato I

jun 4th, 2014 | By

A relação que os alunos fazem com sua vida diária, bem como a relação escolar com a ciência dos cientistas, segundo Amélia, p.14 “ A ciência escolar, portanto, não se identifica integralmente com o conhecimento científico, uma vez que esse conhecimento deve ser submetido a um processo de transformação para que possa ser apreendido pelas crianças”. É
[continue reading...]



Os bons ventos que trazem a discussão do cotidiano

nov 24th, 2013 | By

Este vídeo depoimento mostra a experiência que o estágio proporciona, como um convite ao repensar ser professor, porque ser professor todos já somos, de maneira direta ou indireta. Mas vivemos um momento em que é necessário repensar a educação, como ‘futuros’ educadores, teoricamente  a classe “pensante” da sociedade, formadores de opiniões e formadores de cidadãos
[continue reading...]



Transformações Energéticas

abr 11th, 2013 | By

Os conceitos de Física abordado nas aulas de ciências da 8° série, foram sobre a Energia e conversões de unidades. Levando em consideração que a abordagem do professor é uma leitura acompanhada do livro, e como o livro traz uma problematização, os alunos se sentiram curiosos. As transformações de energias, as principais fontes e até
[continue reading...]



Diario de campo

mar 16th, 2013 | By

Olá a todos, estar em sala de aula e não ser nem a aluna e nem a professora é uma experiência muito diferente, porque os alunos, e o próprio professor mudam seu comportamento, é como se tivesse um visitante em nossa casa. Tenho assistido aulas que me fazem entender o porque de muitas coisas, uma
[continue reading...]