(G4) Ciência, Vida Diária e Conhecimento da Escola Relato I

jun 4th, 2014 | By | Category: Diário de Campo, Reflexões

A relação que os alunos fazem com sua vida diária, bem como a relação escolar com a ciência dos cientistas, segundo Amélia, p.14 “ A ciência escolar, portanto, não se identifica integralmente com o conhecimento científico, uma vez que esse conhecimento deve ser submetido a um processo de transformação para que possa ser apreendido pelas crianças”.

É em busca desta relação entre ciência, vida diária e conhecimento da escola, que será trabalhado neste semestre. Esta relação não é só importante como também situa o indivíduo como pensador, cidadão, e principalmente entendedor do mundo que está à sua volta.

_Campos, Maria Cristina da Cunha; Nigro, Rogério Gonçalves; Teoria e prática
em ciências na escola: O ensino – aprendizagem como investigação – 1 ed. São
Paulo: FTD, 2009.

_Porto, Amélia; Ramos, Lizia; Goulart, Sheila; Um olhar comprometido com o
ensino de ciências. 1 ed. Belo Horizonte: Ed. FAPI, 2009.

Estes dois livro orientaram meu trabalho na construção do plano de ensino onde visa a relação da ciência estudada na escola e da relação deste conhecimento com a vida em sociedade do aluno, assim, o principal foco investigativo deste semestre, entre outros, como compreensão de problemas, habilidades matemáticas, é o uso da física no dia-a -dia do aluno, na visão do próprio aluno. Perceber se ele (aluno) consegue associar o que a sala de aula traz em formato de “conteúdo”, para ser usado e de que forma pode ser usado este conhecimento, não só para a vida da cada um, bem como para sua vida em comunidade.

Desta forma, além do uso de unidades para um “ajuste” e da importância do uso do mesmo, com problema de papel e lápis, apresentação do SI, onde foram observadas as habilidades de interpretação e compreensão de problemas, usaremos também a tecnologia, a observação entre outros meios.

Tags: ,

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.