Transformações Energéticas
abr 11th, 2013 | By Paula Galvão | Category: ReflexõesOs conceitos de Física abordado nas aulas de ciências da 8° série, foram sobre a Energia e conversões de unidades. Levando em consideração que a abordagem do professor é uma leitura acompanhada do livro, e como o livro traz uma problematização, os alunos se sentiram curiosos.
As transformações de energias, as principais fontes e até que ponto a exploração influenciará em suas vidas, sendo esta mais do que importante para que o mundo permaneça se transformando, são reflexões que precisamos repassar para que possamos melhorar nossos resultados poluidores, tecnológicos, é nesse momento que se coloca o aluno na condição de parte da solução.
O que poderia ser modificado, pelo que vi, seria o aprofundamento, a libertação do livro e introdução de outras mídias. Energia é um conteúdo muito amplo e cheio de possibilidades.
Porque as aulas que assisti me faz entender o quanto estamos defasados e o quanto ainda seremos emergentes.
Em termos de conversões de unidades o aprofundamento se daria nas perguntas levantadas pelos próprios alunos, porque as respostas dadas pelo professor são respostas que fazem encerrar a discussão, são respostas finalizadoras, daquelas que desestimulam o pensamento do aluno.
Olá Paula, boa noite.
Analisando sua descrição em relação a uma aula por você assistida, onde você assim coloca que segundo tua análise tal aula apresenta-se de certa forma sem muito sentido para os alunos, ou seja não há uma exploração de novos meios alternativos que possam enriquecer esta aula, tornando-a mais agradável e que o conhecimento repassado pelo professor tenha sentido para o aluno.
Desta forma concordando quando você diz que o sistema educacional apresenta-se com uma certa defasagem em relação a qualidade do que se procura ensinar, preferencialmente em uma aula relacionada a ciências, onde se busca não só transmitir o conhecimento para estudos futuros, mas também alternativas de melhorias para a subsistência humana através da concientização dos alunos, para que os mesmos possam atrelar este saber para seu cotidiano fazendo uso para futuras melhorias como é o caso da aula assistida.
Sendo assim, a qual métodos ou alternativas para a solução deste problema você aconselharia o professor em questão passar a utilizar em suas aulas a partir de agora, tornando assim as aula prazerosas e criando uma melhor sintonia entre aluno/matéria/professor?
Olá Jairo, muito interessante a sua abordagem, porque quando o professor perde a oportunidade de satisfazer a curiosidade do aluno, instigando-o a pensar mais, ou devolvendo a ele outras questões, acredito que o professor está perdendo a grande oportunidade de abrir caminhos na mente do cidadão e que o está podando o pensamento. Não acredito que as novas tecnologias seja a solução para oportunidades perdidas assim, oportunamente traria modelizações como medidas de volumes que são de fácil confecção manual, como uma bola, um cubo feito de papelão, um cone, entres outras formas geométricas, isso não é deixar de dar aula de ciências, muito pelo contrário isso é fazer ciências.
Olá Paula, neste caso das conversões realmente o professor precisa oportunizar uma dimensão em até certo ponto palpável, para que o aluno compreenda conceitos, valores, unidades e o sentido destas transformações, sejam elas de energia e ou de outras grandezas. Assim este trabalho aproximará os conhecimentos da física ao seu contexto (do aluno) fazendo uso racional de todos os processos que envolvem energia presentes no dia a dia.
Maurílio acredito que o ‘palpável’ seria o mais necessário, porque os alunos tem uma reação de ouvir, dizer que entenderam, mas não conseguem aplicar. E é nesse ponto que entra o papel do professor, quando busca outras meios, outras formas de explicar, repetir, refazer, reinventar, modelizar.