(G2) Relatos das aulas 2, 3 e 6
jun 30th, 2014 | By Maurílio Watzko | Category: Diário de CampoAula 2 e 3 (2h/a) do dia 03/04/2014
A aula foi no laboratório de informática em que se oportunizou o uso da mídia interativa trazendo novas possibilidades de aprendizagem. Os alunos ficaram entusiasmados no início, mas logo começaram a utilizar outros endereços que não são convenientes para este instante de estudo. Chamada à atenção e retornado á mídia Lei de Coulomb do site do professor Romero. Assim também pedi que abrissem uma aba do site de busca (google) para que buscassem a máquina de torção à visualizando e gerando entendimento dos procedimentos da mídia. Os alunos perceberam também na apresentação geral da mídia: contexto histórico e mapa conceitual outros recursos importantes para estudar Física. Fizemos uma leitura parcial do texto do conceito histórico apenas listando tópicos como: âmbar, magnetita e a experiência de Coulomb. Logo na mídia interativa no link interatividade com a manipulação do ângulo, valor da carga e do número de medidas estabelecidas se podem chegar ao gráfico ideal que representa a lei de Coulomb e daquilo que foi pedido para os alunos responderem, ou seja, a questão 3 da página 50 do livro texto da aula passada na resolução do “para casa”. Logo o item “a” da questão foi percebido por um aluno, porém ele não conseguiu responder o porquê do comportamento da curva que se apresentava na resposta. Havia manipulado a curva na mídia, mas não sabia expressar o que aconteceu. Então, um (outro) aluno apontou de que era devido à distância e também ao ângulo (35, 50, 65, 80, 95, 110, 124º respectivamente) em que isto interfere diretamente na força de interação entre os objetos e ou cargas (2 cargas e utilizadas e portanto sete medidas). Fiz muitos pedidos em alguns momentos da aula que apenas permanecessem (os alunos) na mídia. Até que o sistema travou fizemos então alguns comentários sobre o bom uso do laboratório de informática, o retorno aos estudos com a visualização da máquina de torção. Deixou-se para a próxima aula a atividade de mapa conceitual. Percebeu-se que há motivação nos alunos quando se vai até o laboratório de informática, mas falta a estes alunos um uso mais responsável. Para finalizar um aluno comentou de que as cargas em alinhamento se comportam da mesma forma, ou seja, produzindo força elétrica tal qual a máquina de torção. Pois esta teoria de alguma maneira ajudou nos estudos dos conceitos de força gravitacional etc.
Aula 6 (1h/a) no dia 24/04/2014.
A aula foi ministrada no laboratório de informática com a apresentação da mídia Phet Colorado (projetor). Conforme o plano de aula seguiu-se o roteiro das apresentações com: Balões de eletricidade estática, Campo Elétrico dos sonhos, Tensão na Bateria, Circuito bateria-resistor, Laboratório de eletromagnetismo de Faraday e Laboratório virtual com kit de construção de circuitos AC e DC. As exposições tentam trazer novo olhar dos alunos no estudo de Física. Na mídia com balões os alunos gostaram e interagiram lembrando-se do experimento com régua e papel (citado em uma das aulas). Na mídia tensão da bateria e circuito-resistor comentaram a ideia do reservatório de água. No Kit virtual com a montagem de circuito elétrico em que foi montado um circuito simples com interruptor, condutores, bateria (fonte) e carga (lâmpada) os alunos questionaram sobre o “fio mestre” nas residências. Comentei então que este pode ser um circuito só abrangendo todos os pontos de luz ou tendo (é norma) um quadro com disjuntores (seccionadores) separando os circuitos com “n” pontos de luz por circuito. Assim a “linha mestra” única subdivide-se em mais circuitos favorecendo a manutenção, e a não sobrecarga dos condutores e também a segurança da instalação. Mas a mídia que mais chamou a atenção dos alunos foi o laboratório de Faraday em que viram como é gerada a energia elétrica (uma ideia virtual) e dos fenômenos relacionados ao magnetismo. Senti que momentaneamente havia “ganhado” a aula. Porém na sequencia com a chegada de uns alunos (atrasados) a aula ficou tumultuada e mesmo prosseguindo com a pesquisa de imagens os alunos fugiram um pouco da proposta. Porém ao final pude aplicar o texto e alguns alunos já foram fazendo a leitura. A entrega dos questionamentos do texto ficou para a próxima aula.