All entries by this author

(G1) RELATO FINAL: CONTRIBUIÇÕES DO USO DE HFC E MODELOS NO ENSINO DE FÍSICA

jul 6th, 2014 | By

Neste vídeo é apresentado um breve relato sobre a inserção de História e Filosofia da Ciência e o uso de modelos para o Ensino de Física em turmas do Ensino Médio.Aqui será tratado um pouco da aplicabilidade e contribuição desses temas frente a melhoria da qualidade de aprendizagem.



(G1) O QUE APRENDI DE NOVO SOBRE FÍSICA!

jul 3rd, 2014 | By

Nesse video-depoimento, compartilho com meus colegas o que aprendi de novo sobre Física durante a preparação das minhas aulas para o Estágio Supervisionado.



(G1) VIDEO: RELATANDO A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

jul 3rd, 2014 | By

Nesse video-depoimento faço um breve relato sobre a inserção da minha proposta de História e Filosofia da Ciência aplicada nas aulas d Física; as dificuldades, afinidades e observações das concepções da turma.



(G1) HFC E MODELAGENS: ESCOLHA DO TEMA E A PROPOSTA DE ESTÁGIO

jul 3rd, 2014 | By

Esse video refere-se a escolha dos meus temas de investigação: História e Filosofia da Ciência no Ensino da Física e a utilização de modelos, modelagens e modelizações. Aqui falo um pouco da proposta e expectativa da aplicação em sala de aula.



(G1) O Artigo de Referência – HFC no Ensino de Campo Elétrico

jun 15th, 2014 | By

Embora não conste no meu planejamento inicial, o artigo que escolhi para falar sobre é de Murilo F. Magalhães, Wilma M. S. Santos e Penha M. C. Dias. É um artigo do periódico Revista Brasileira de Ensino de Física (2002). Escolhi este artigo porque foi minha base para trabalhar com História e Filosofia da Ciência
[continue reading...]



(G1) ESTÁGIO SUPERVISIONADO C: DIÁRIO DE CAMPO (AULA A AULA)

jun 14th, 2014 | By

16/04 3ª SÉRIE 3002 (DUAS AULAS) – Depois de conversas com os professores orientadores do estágio e com a professora supervisora, chegamos ao consenso de que meu tema de investigação partiria em cima dos conteúdos de Eletrodinâmica. Porém, antes seria necessário finalizar força elétrica e campo elétrico. Nesse dia, eles tinham uma avaliação (prova) referente
[continue reading...]



(G1) RELATO: HFC PARA A CONTRIBUIÇÃO QUALITATIVA DO ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO

jun 14th, 2014 | By

Para lecionar minhas aulas baseei-me em dois temas de investigação, como já havia dito: História e Filosofia da Ciência no Ensino da Física e aplicação de modelos, modelagens e modelizações. Minha primeira idéia/proposta era utilizar-me dos dois temas simultaneamente mas, em sala; utilizei História e Filosofia da Ciência para lecionar Campo Elétrico enquanto, para tratar
[continue reading...]



(G1) PROPOSTA DE ESTÁGIO (TEMA DE INVESTIGAÇÃO)

mai 20th, 2014 | By

Aqui falo sobre meu tema de investigação escolhido para estágio C. Escolhi História e Filosofia da Ciência e, Modelos, Modelagens e Modelizações.



(G2) HFC e Modelos no Ensino de Eletrodinâmica

mai 6th, 2014 | By

Faço meu primeiro registro aqui porém, conforme já colocado no diário do estágio, mal tive tempo de iniciar minha investigação. Escolhi como tema(s) de investigação : História e Filosofia no ensino de Ciências e, Modelos, modelagens e modelização. A escolha da primeira foi baseada no interesse de investigar o que o aluno tem a dizer.
[continue reading...]



AULA TEMÁTICA: A ANÁLISE CONSTRUTIVISTA EM CIMA DE SITUAÇÕES REAIS

dez 20th, 2013 | By

O Ensaio aqui proposto sugere ao docente trabalhar os conteúdos da sua disciplina, no caso a Física; utilizando-se de aula temáticas. A proposta está baseada em criar um tema para a aula e inserir a Física para estudar o caso. Não mais, partiremos da Física para o cotidiano e sim; analisar o cotidiano/situação real e
[continue reading...]