AULA TEMÁTICA: A ANÁLISE CONSTRUTIVISTA EM CIMA DE SITUAÇÕES REAIS
dez 20th, 2013 | By Camila Nart Gonçalves | Category: ProposiçõesO Ensaio aqui proposto sugere ao docente trabalhar os conteúdos da sua disciplina, no caso a Física; utilizando-se de aula temáticas. A proposta está baseada em criar um tema para a aula e inserir a Física para estudar o caso.
Não mais, partiremos da Física para o cotidiano e sim; analisar o cotidiano/situação real e mediar para que o aluno enxergue a Física. A proposta segue uma linha qualitativa. Aqui não direcionaremos o foco na física-matemática e sim; até mesmo pela preocupação na inserção da História da Ciência e Filosofia, há um apego a questão conceitual, a construção do saber.
A sugestão de aulas temáticas tem como objetivo experimentar a contribuição que o estudo qualitativo de um caso têm para o ensino. Sabemos que grande parte das teorias que conhecemos partiram do estudo de um caso em particular para que depois, o todo fosse analisado.
É importante salientar, que toda proposta é uma experiência e que não existe o “totalmente errado” até porque, o que não sai como previsto serve para análise, estudo e melhorias da proposta. Da mesma maneira que, quando o professor entra em sala e propõe uma análise, um estudo qualitativo; ele deve fazer bem seu papel de mediador e direcionar as observações feitas pelo aluno, preocupando-se em não repreendê-lo “por suas respostas erradas”. Até mesmo porque, teorias derrubadas não tornam-se acientíficas apenas porque não funcionam. E nós como mediadores de um conhecimento construtivista, temos que apresentar ao aluno a importância de sua contribuição (ainda que não tenhamos obtido a resposta que esperamos).
Antes mesmo de preocuparmo-nos com teorias lecionadas precisamos despertar no aluno o caráter investigativo, como a coleta, o registro, a interpretação de dados, o levantamento de hipóteses e o confronto entre situações concretas e abstratas; sempre norteando-se pelas fundamentações objetivas e até complementadas por cálculos matemáticos.
Precisamos estimular o aluno em sala, em suas próprias descobertas com foco no conhecimento construtivista e no docente, um mediador do conhecimento.
Por fim, segue nesse ensaio uma proposta feita com As Leis de Newton e a Segurança no trânsito.