(G5) Síntese do Ensaio – Samarone
jul 6th, 2014 | By Samarone LourençoNestes videos comento sobre minha aça investigativa e os pontos mais pertinentes das atividades desenvolvidas. Uma síntese do ensaio final.
Nestes videos comento sobre minha aça investigativa e os pontos mais pertinentes das atividades desenvolvidas. Uma síntese do ensaio final.
Esse vídeo-depoimento é um comentário sobre a pesquisa feita para abordar o conceito de calor em sala de aula onde percebi que falar sobre energia não é algo trivial. Afinal, o que é energia?
Nesse vídeo-depoimento relato um pouco do experimento investigativo que apliquei no estágio; proposta, analise e conclusões.
Dia 12 de maio de 2014 apliquei, nas duas turmas que leciono, o experimento investigativo. O objetivo principal do experimento era analisar um fio metálico e verificar se era de aço. Os alunos deveriam aquecer o fio, verificar os efeitos de dilatação térmica utilizando um aparato experimental e coletar os dados necessários para obter o
[continue reading...]
O artigo de referência que escolhi é o de Maria Cristina P. Stella de Azevedo (2006). Ele trata de atividades investigativas colocando com clareza a elaboração e aplicação do laboratório aberto. O artigo faz uma abordagem do laboratório aberto dividindo a atividade em etapas para organizar o raciocínio dos alunos e obter bons resultados com a
[continue reading...]
Como leciono em duas escolas diferentes, irei colocar um pouco de como foi a aula em cada escola. Na EEBLC comecei me apresentando aos alunos e apresentando a proposta de trabalho. Em seguida lecionei uma aula sobre dilatação térmica linear e resolvi alguns exercícios exemplos com os alunos e deixei dois exercícios para eles fazerem. O
[continue reading...]
As duas primeiras aulas em cada escola. Imprevistos, resultados e ajustes.
Neste vídeo depoimento apresento os locais de estágio, a proposta investigativa, o artigo de referência e um pouco da organização das aulas proposto no plano de ensino.
É difícil desconsiderar a importância das atividades experimentais nas aulas de ciências. A montagem de um aparato experimental, o contato com o objeto de estudo, a observação e a análise de um fenômeno e a ação direta do aluno na construção do seu conhecimento são ferramentas motivadoras importantes que devem estar presentes nas aulas de
[continue reading...]
Olá pessoal, meu tema de investigação é experimentação e atividades práticas e assim apliquei nas aulas de estágio um experimento tradicional e um investigativo para analisar os resultados, em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual. O experimento investigativo foi de nível 2 de abertura, baseado no trabalho de
[continue reading...]