(G5) O Artigo de Referência – Samarone
mai 17th, 2014 | By Samarone Lourenço | Category: Diário de CampoO artigo de referência que escolhi é o de Maria Cristina P. Stella de Azevedo (2006). Ele trata de atividades investigativas colocando com clareza a elaboração e aplicação do laboratório aberto. O artigo faz uma abordagem do laboratório aberto dividindo a atividade em etapas para organizar o raciocínio dos alunos e obter bons resultados com a atividade. Cabe ao Professor promovê-las conduzindo a atividade de maneira correta. No entanto não farei um laboratório aberto mais sim um experimento de nível 2 (Borges, 2002) ou nível 3 segundo Carvalho (2006) e Laburu (2011). Nesse nível de abertura o Professor propõe o problema e monta o experimento, mas não mostra que dados obter, o que analisar e concluir. O Professor, no entanto, pode auxiliar no levantamento de hipóteses com os alunos. Para Azevedo (2006), não é “… necessário que o aluno passe por todas as etapas do processo de resolução de maneira autônoma, mas que, com base nos conhecimentos que os alunos já possuem do seu contato cotidiano com o mundo, o problema proposto e a atividade de ensino criada a partir dele venham despertar o interesse do aluno, estimular sua participação, apresentar uma questão que pode ser o ponto de partida para a construção do conhecimento, gerar discussões e levar o aluno a participar das etapas do processo de resolução do problema.” Assim, usarei essa sequência de etapas que a autora coloca para o laboratório aberto, num experimento de nível 2 para bem conduzir e aplicar a atividade em sala de aula.
AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Disponível em: http://moodle.stoa.usp.br/file.php/1129/Ensino_por_investigacao_problematizando_as_atividades_em_sala_de_aula.pdf .
A problematização parte do cuidado que nós professores devemos ter ao fazer as perguntas que despertem o interesse dos alunos e sua curiosidade. A problematização pode ter como meio os experimentos, as situações teóricas como também a resolução de determinados exercícios.
Por isso, é importante trazer o cotidiano do aluno para que este possa ser aplicado na Física na compreensão de fenômenos na resolução de problemas, bem como usar essa compreensão para transformar o meio e controlar os fenômenos que aparecem. Contextualizar permite que o aluno visualize uma experiência concreta e a relacione com o conceito e o transforme em aprendizado para ser aplicado em outros contexto.
Compartilhar essa informações obtidas através da leitura de seu artigo é mais um passo importante para a inovação das aulas de Física que muitas vezes são um obstáculo para nossos alunos do Ensino Médio. Essa troca de experiência e informação só tem a acrescentar em nossa carreira de docentes.