Experimentos tradicionais ou investigativos? Resultados.
dez 13th, 2013 | By Samarone Lourenço | Category: ReflexõesÉ difícil desconsiderar a importância das atividades experimentais nas aulas de ciências. A montagem de um aparato experimental, o contato com o objeto de estudo, a observação e a análise de um fenômeno e a ação direta do aluno na construção do seu conhecimento são ferramentas motivadoras importantes que devem estar presentes nas aulas de ciências. No entanto, como elaborar uma atividade experimental? Que tipo de atividade experimental o Professor pode promover? Que ações o Professor pode planejar em uma atividade experimental e o que esperar delas? Como se pode aplicar uma atividade experimental?
Minha proposta de investigação foi a aplicação de dois tipos de atividades experimentais em aulas de física para o ensino médio, para posterior análise e comparação. Esse trabalho traz algumas respostas para as questões acima e também orientações de como o Professor pode atuar durante as atividades, além de apresentar dois tipos distintos de atividades experimentais e suas características, que podem ser aplicadas em sala de aula de física. Ensaio – Samarone.