(G5) Relato das primeira aulas de Estágio
abr 17th, 2014 | By Samarone Lourenço | Category: Diário de CampoComo leciono em duas escolas diferentes, irei colocar um pouco de como foi a aula em cada escola.
Na EEBLC comecei me apresentando aos alunos e apresentando a proposta de trabalho. Em seguida lecionei uma aula sobre dilatação térmica linear e resolvi alguns exercícios exemplos com os alunos e deixei dois exercícios para eles fazerem. O livro texto dos alunos não aborda Dilatação Térmica por isso levei o assunto para passar no quadro mas não foi muito produtivo. Houve um pouco de dispersão na aula com a saída em grupos dos alunos para um recadastramento na secretaria.
Na EEBJP comecei me apresentando aos alunos e apresentando a proposta de trabalho. Em seguida lecionei uma aula sobre dilatação térmica linear e apliquei alguns exercícios para fazer em sala de aula. Nessa escola o livro didático é o que estou usando por isso não houve problemas com o uso do livro pelos alunos. No entanto, quase metade da turma estava ausente devido a uma suspenção aplicada pela escola. Isso fez com que reajustasse o meu planejamento pois teria que fazer uma revisão dessa matéria na próxima semana.
Olá colega! As primeiras aulas, sempre são turbulentas mesmo, porém as coisas se ajeitam com o tempo.
Bem fiquei curiosa para saber, porque que na sua opinião a aula que precisou passar o conteúdo no quadro não foi produtiva?
Apliquei em uma das minhas aulas a mesma metodologia, e não percebi isso na minha turma,apesar que são turmas diferentes, porém acredito que quando os alunos escrevem eles também memorizam alguma coisa do conceito físico também.
Oi Roberta, pois é não tinha pensado nessa questão da memorização. Nesse ponto o “copiar do quadro” pode ajudar mesmo. Mas o que me refiro é a questão de tempo mesmo, você acaba perdendo um bom tempo no processo de colocar no quadro e os alunos copiarem. As turmas só tem duas aulas faixa de física por semana, e as aulas a noite já são mais curtas, então cada minuto é precioso entende…
Na EEPJS Estou trabalhando com a turma que estagiei no estágio A e B. Os alunos professores e a direção foram bem receptivos. Iniciei a aula falando sobre as trocas de calor onde apresentei a eles problemas qualitativos com: Como o calor do sol chega a Terra? Como o calor se propaga? E como funciona a brisa marítima ou uma garrafa térmica? O debate foi bastante interessante pois os alunos participam bastante e tem muito a contribuir com as aulas. Acredito que é possível ensinar aos estudantes estratégias simples que auxiliem na resolução de problemas que é a grande dificuldade de nossas estudante. Por esse motivo O artigo que estou lendo refere-se a Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes de Ricardo Avelar Sotomaior e Maurício Pietrocola que apresentam propostas bastante ponderáveis em relação a resolução de problemas nos conteúdos de Físicas.