(G3) Relato das primeiras aulas de Estágio
abr 14th, 2014 | By Cristina Evaristo Silva | Category: Diário de CampoNas primeiras semanas semanas de estagio tive alguns imprevistos: o horário mudou e tive que repensar as atividades elaboras. Havia me planejado para segundo ano e agora estou lecionando no primeiro ano. Além disso a receptividade não foi tão boa quanto eu esperava. Talvez por estar remando contra a corrente. O professor titular (excelente profissional) é adepto da substituição de número na equação, pura e simplesmente. Dessa forma encontrei nestas duas ultimas semanas muita resistência desta turma de primeiro ano em executar as etapas sugeridas pelo artigo.
A primeira aula foi a mais difícil. Eles simplesmente não entendiam por que não usar calculadora, se é mais fácil, rápido e está a mão. A segunda aula houve ligeira melhora, já consegui desenvolver um cálculo completo sem calculadora e lendo o enunciado com atenção e ainda refletindo sobre a resposta. Mas tudo isso com uma certa forçação, nada natural.
Por enquanto é isso, espero que vocês estejam se saindo melhor que eu colegas! abraços! tudo de bom!
Então, também tive contra tempos a respeito do horário, a princípio iria fazer o estágio em uma turma de terceira série do Ensino Médio, depois resolvi fazer o estágio em uma segunda série no período matutino. A escola já é conhecida para mim, pois é o segundo ano que trabalho nela. Estou investigando os benefícios e malefícios do uso da mídia durante a aula.
Encontrei alguns artigos bons, um deles é : “Tecnologias na escola: algumas
experiências e possibilidades ” de Ítalo Modesto Dutra e Rosália Procasko Lacerda
Clarice, sobre isso já haviamos conversado ano passado, você lembra? achei sua ideia fantastica! embora minha investigação tenha outro tema, me interessei em usar esse método com as minhas turmas onde sou professora titular. Obrigada pelo comentário!
Olá, Cristina,
como estão se organizando as coisas? Os alunos já estão mais adaptados? E os horários? Sei que pode ser frustrante essa mudança de horário. Se é para nós, imagine para eles… Uma pena!
Esta semana levei os alunos no laboratório de física, para fazer experimentos no dilatômetro e com a ajuda de slides sobre dilatação térmica facilitou nas explicações. A dilatação ocorreu em três materiais: alumínio, ferro e cobre.
Um fato que me chamou a atenção, foi que os alunos questionaram sobre as rachaduras que a apareceram na escola de há uns dois anos, sendo que o prédio da escola é de no máximo 10 anos.