(G5) Ensaio Final – Atividades Experimentais na Perspectiva construtivista
jul 6th, 2014 | By Roberta TatianeEste vídeo trata-se de uma breve discussão sobre as atividades desenvolvidas nas disciplinas de estágio B e C.
Este vídeo trata-se de uma breve discussão sobre as atividades desenvolvidas nas disciplinas de estágio B e C.
Este vídeo consiste em uma breve explanação a respeito das aulas que serão desenvolvidas na disciplina de Estágio C.
Este vídeo trata de conhecimentos adquiridos nas aulas ministradas na disciplina de estágio, e o aprendizado a cerca dos conteúdos de física que foram ensinados aos alunos durante as aulas.
Durante a realização das aulas de estágio, várias atividades foram desenvolvidas a fim de ajudar os alunos a compreender os conceitos físicos, o enfoque do conteúdo foi relacionado à eletricidade, trabalhamos conceito de carga elétrica, depois focamos nos processos de eletrização, então desenvolvemos atividades experimentais para iniciar o conteúdo. Para que os alunos entendessem o
[continue reading...]
Iniciei o estágio no dia 03/04 conforme previsto, porém por orientação da professora regente da turma, precisei mudar meu planejamento, pois havia preparado para iniciar o conteúdo de “Definição de carga elétrica e Interação entre cargas e os processos de eletrização”, porém ela marcou uma avaliação para o dia 07/04, então solicitou que eu fizesse
[continue reading...]
Refletindo acerca do ensino de física, as possibilidades e contribuições de um modelo de ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de física, voltados para a promoção de mudanças cognitivas e como forma de motivação e de construção do conhecimento científico. O autor do artigo relata, baseado em sua
[continue reading...]
Este vídeo tem por objetivo refletir sobre as atividades experimentais na perspectiva construtivista, um pequeno depoimento das aulas ministradas com o conteúdo de ondas eletromagnéticas focando no experimento sobre a dispersão da luz branca, formando um arco íris. E depois a composição da luz branca pela confecção do disco de Newton.
Na atualidade é comum encontrarmos nos projetos políticos pedagógicos das escolas uma corrente construtivista de ensino, a qual norteiam os trabalhos pedagógicos da escola, o que podemos perceber na realidade é difícil percebemos essa prática, devido algumas dificuldades encontradas pelos docentes. Uma prática importante que nos leva a tal discussão são as aulas experimentais, tão
[continue reading...]
Concepções alternativas e mudança conceitual: AGUIAR, Orlando Jr. CALOR E TEMPERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA, Revista física na escola, 1999. Problemas e problematização: CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Revista electrónica de investigación en
[continue reading...]