Reflexões e produções de professores e professores em formação nas escolas campos de estágio
(G5) Vídeo Depoimento 2 – Aulas experimentais na perspectiva construtivista
mai 23rd, 2014 |
By Roberta Tatiane |
Category: Vídeo-Depoimentos
Tags: G5, Lages
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.
Considero importante Roberta que os alunos participem de aulas em que aconteçam atividades práticas. Assim, eles podem discutir ideias, manipular materiais, ser desafiados a observar e interpretar resultados, para alcançar as conclusões de modo natural e prazerosos.
Atividades experimentais proporcionam também a valorização das trocas de ideias e de conhecimentos entre os alunos em sala de aula. É nessas interações entre alunos e professores que os conceitos científicos podem ser detalhados por nós professores e, ao mesmo tempo, saberes populares dos alunos podem ser enriquecidos e ampliados.
Olá Roberta, senti a mesma dificuldade que você na minha atividade experimental. Pois os alunos no primeiro momento não conseguiram relacionar os conceitos com a experiência. Mas na etapa da discussão foi possível verificar que alguns alunos conseguiram identificar situações que eu não tinha pensado antes, como por exemplo, a relação de Coulomb. Mas não podemos ficar desanimadas, pois a metodologia que utilizamos não é a habitual para os estudantes, por isso eles enfrentaram mais dificuldades para se expressarem e também nem sempre conseguimos atingir todos os alunos.
Gostaria de saber como foi o resultado depois da discussão.
Bom, na verdade a discussão foi muito importante para que eles percebessem a relação do experimento com o conceito físico, pude reparar que muitos alunos tinham ideias distorcidas do fenômeno que estavam estudando que era processos de eletrização, assim com a discussão puderam ver que muitas das suas ideias estavam equivocadas, como por exemplo o fato de associar atrito com calor.
Mas a minha atividade desta vez, foi realizada de maneira diferente do normal, os alunos fizeram as duas primeiras etapas do processo como forma de avaliação e a discussão se deu logo após a entrega destes relatórios, com base nas suas respostas.