(G5) Aulas experimentais na perspectiva construtivista

mar 30th, 2014 | By | Category: Reflexões

Jean Piaget. Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/ppiage01.jpg

Refletindo acerca do ensino de física, as possibilidades e contribuições de um modelo de ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de física, voltados para a promoção de mudanças cognitivas e como forma de motivação e de construção do conhecimento científico. O autor do artigo relata, baseado em sua experiência profissional, que o ensino experimental de física nas escolas, quando existe é ministrado na maioria das vezes, sem relação com o conteúdo, sem relação do que é ensinado na sala de aula com o que se mostra no laboratório.

As aulas experimentais com uma perspectiva construtivista pode ser uma forma de melhorar o ensino de física e assim torná-lo mais atrativo e aproximá-lo com a realidade do seu cotidiano, o aluno traz consigo uma bagagem enorme de conhecimento vindo da sua vivência e práticas experimentais na perspectiva construtivista aproveita tudo que ele já sabe, fazendo uma ponte entre o saber do aluno e o conhecimento científico.

O artigo “Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio”, de Joaquim de Oliveira Barbosa, trata de uma proposta de ensino de física numa abordagem baseada em estudos de Piaget, onde propõe a divisão de alunos, para comparação de resultados obtidos. Dividiu a turma em dois grupos, o qual chamou de “Grupo controle” e “Grupo experimental”, no grupo controle os alunos tiveram aulas tradicionais, quadro, giz e alguns experimentos demonstrados pelo professor, o enfoque do conteúdo foi eletricidade.

Já o grupo experimental, participou de aulas na perspectiva o construtivista, onde o professor era apenas orientador do processo, os alunos realizaram experimentos com a construção de circuitos elétricos, para isso responderam um questionário que levava em consideração todas as ideias intuitivas que tinham do assunto. Após responder o questionário, montaram o aparato experimental, em seguida observaram e analisaram criticamente o que acontecia com durante o experimento, assim puderam construir conceitos novos e abandonar concepções errôneas acerca do assunto estudado. Assim o aluno acaba vivenciando o conteúdo e percebendo que algumas concepções que tinha do assunto não estavam completamente certas e podem então com facilidade mudar seu entendimento.

Quando as aulas são no estilo tradicional, parece que mesmo que o aluno tenha concepções destorcidas do fenômeno físico, fica difícil abandonar esse conceito, porém quando ele por si mesmo percebe o erro, ele mesmo conclui que o que sabia sobre o assunto era errado.

ROSA, Cleci T. Werner da. ROSA Álvaro Becker da. Aulas experimentais na perspectivas construtivista: proposta de organização do roteiro para aulas de física. Física na Escola, v. 13, n. 1, 2012.

BARBOSA, Joaquim de Oliveira; PAULO, Sérgio Roberto de; RINALDI, Carlos. Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio.  Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 105-122, jan. 1999. ISSN 2175-7941. Acesso em: 30 Mar. 2014.

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