(G5) – Relato das primeiras aulas de estágio
abr 23rd, 2014 | By Roberta Tatiane | Category: Diário de CampoIniciei o estágio no dia 03/04 conforme previsto, porém por orientação da professora regente da turma, precisei mudar meu planejamento, pois havia preparado para iniciar o conteúdo de “Definição de carga elétrica e Interação entre cargas e os processos de eletrização”, porém ela marcou uma avaliação para o dia 07/04, então solicitou que eu fizesse uma revisão dos conteúdos antes da realização da prova, com intuito de relembrar conceitos e resolver exercícios em sala de aula, então não pude iniciar com o conteúdo previsto no plano de ensino, porém como avaliação é parte integrante do processo de ensino aprendizagem, realizei as aulas como ela havia solicitado.
Na semana seguinte comecei a aplicar meu planejamento, então na aula do dia 10/04, consegui com a professora da aula seguinte que cedesse sua aula para ficar com duas aulas e poder ter tempo de concluir atividade proposta que foi a seguinte, o tema da aula foi processos de eletrização, onde levei Kits de materiais para que os alunos realizassem seguinte atividade:
1) Com um canudo de plástico, um pedaço de papel higiênico e um pouco de papel picado, os alunos atritaram o canudo utilizando o papel higiênico e o aproximaram do papel picado, atraindo o papel até o canudo.
2) Na segunda atividade com uma bola de papel alumínio e um pedaço de linha de costura, penduraram a bola de alumínio na carteira para que ela pudesse ter liberdade de oscilação. Atritaram o canudo de plástico com o papel higiênico e aproximaram o mesmo da bola de alumínio.
Após a realização das atividades iniciamos a discussão dos fenômenos observados, na aula seguinte fizemos um resumo no caderno dos processos de eletrização, com a descrição de cada uma dos fenômenos, relacionando o que perceberam na prática com a teoria.
Olá Roberta, gostaria de saber se os alunos conseguiram fazer uma ponte entre o conceito estudado e a atividade experimental?
Essa atividade experimental foi realizada na perspectiva construtivista?
Na verdade essa atividade foi pensada com essa perspectiva, porém não realizei com o questionário pré-experimental, apenas cada grupo de alunos realizou o experimento e depois houve uma socialização do que foi verificado experimentalmente.
Como mencionei no meu comentário a respeito da sua atividade, primeiro fizemos o experimento de depois expliquei e caracterizei cada um dos processos de eletrização, também é uma forma de trabalhar com construtivismo, os alunos fizeram um breve relato do que perceberam no experimento, assim pude perceber que tinham algumas ideias errôneas a respeito do fenômeno físico, como por exemplo, associar a eletrização por atrito com calor… também a indução com calor… e outras coisas.
Contudo pude perceber sim um aprendizado e uma relação durante a minha intervenção na aula e a atividade experimental, assim quando falei de cargas positivas e negativas eles na mesma hora associaram ao fato de atrair papéis picados aos canudinhos que eles atritaram, com isso vi que aulas desse tipo podem ajudar os alunos a entender o conceito físico e melhorar a aprendizagem.
Oi Roberta, foi boa sua proposta. Meu tema é experimentação e atividades praticas e essas propostas experimentais com uma organização construtivista ja estão agregando. Bom, fazendo uma relação com a atividade que a Nizilene fez pensei de pronto na seguinte questão: como ja vimos em outras disciplinas, a observação e a experimentação por si só não levam a nada ou como diz o Peduzzi, os dados por si só não geram teorias, conhecimento. Sendo assim, o importante é abordar os conceitos antes ou depois do experimento?
Na verdade colega eu não tenho certeza da resposta da sua pergunta, porém tive a experiência nas duas situações, no estágio passado apliquei o experimento na perspectiva construtivista antes de explicar o conteúdo, a aula foi muito boa, interativa, com “descoberta” por parte dos alunos, porém desta vez fiz a atividade após a explicação dos conceitos achei que o resultado não foi como eu esperava, eles participaram muito pouco, afinal já sabiam o que tinha que acontecer, achei muito mais produtivo em relação à aprendizagem dos alunos quando a atividade foi aplicada antes do início do conteúdo, fica mais interessante a explicação, pois então eles podem perceber conceitos físicos dentro da realidade que presenciaram.