Aulas experimentais na perspectiva construtivista
nov 6th, 2013 | By Roberta Tatiane | Category: Vídeo-DepoimentosEste vídeo tem por objetivo refletir sobre as atividades experimentais na perspectiva construtivista, um pequeno depoimento das aulas ministradas com o conteúdo de ondas eletromagnéticas focando no experimento sobre a dispersão da luz branca, formando um arco íris. E depois a composição da luz branca pela confecção do disco de Newton.
Olá, Roberta!
Então, primeiramente, a Nizilene, de Blumenau, tem o mesmo tema de investigação que o teu – inclusive, acho que vocês utilizam o mesmo referencial. Imagino que possam trocar boas ideias sobre toda a investigação.
Concordo com você: aulas construtivistas são difíceis. Essa dificuldade, na minha concepção, tem a ver com o fato de que, para mediar uma aula construtivista, temos que mudar nossa postura didática, assumir uma nova relação com os saberes escolares – lembrando que esses não têm fonte apenas no livro, mas no professor e no aluno também… É algo completamente oposto à tradição de ensino!
Quanto aos experimentos, gostaria de perguntar: deram certo? Já tentei fazer o disco de Newton algumas vezes e tive grandes dificuldades…. se não deu “certo”, como tu conduziste a aula depois?
Bom…. os experimentos deram certo sim, porém na confecção do disco de Newton, eu tive um fator que me ajudou, eu tinha apenas uma aula na turma e a professora regente conseguiu que eu ministrasse mais uma, por isso conseguimos concluir a atividade. Os alunos participaram bem ativamente e tanto na produção do arco-íris, quanto no Disco de Newton, as discussões foram bem interessantes. Apenas percebi que a atividade do disco de Newton demanda muito tempo para fazê-la, pois até que os alunos pintem as partes e depois girem para perceber o efeito demanda muito tempo. Também podemos observar que a intensidade das cores implica na formação da luz branca.