(G5) Relato 2 – Aula Investigativa

mai 23rd, 2014 | By | Category: Reflexões

Durante a realização das aulas de estágio, várias atividades foram desenvolvidas a fim de ajudar os alunos a compreender os conceitos físicos, o enfoque do conteúdo foi relacionado à eletricidade, trabalhamos conceito de carga elétrica, depois focamos nos processos de eletrização, então desenvolvemos atividades experimentais para iniciar o conteúdo.

Para que os alunos entendessem o que é eletrização e os vários tipos, levei um kit de materiais para fazerem uma atividade que consistia em demonstrar como ocorre os vários tipos de eletrização, o primeiro experimento os alunos atritaram um canudinho e aproximaram de um pouco de papel picado atraindo o papel para o canudinho, então discutimos o processo de eletrização por atrito, a organização das cargas elétricas associando essa atividade com situações do cotidiano.

Na segunda atividade eles atritaram um canudo e aproximaram de um pedaço de metal, em seguida fizeram a mesma coisa com duas bolinhas de papel, em seguida realizamos a discussão no grande grupo sobre o assunto. Nas aulas seguintes sistematizamos o assunto no caderno e fiz a exposição dos conceitos formais.

Nas aulas seguintes continuamos o assunto, mostrei um vídeo sobre a história da lei de Coulomb e apresentei a fórmula e os termos dela, nas outras aulas começamos a resolver uma lista de exercícios com aplicação da equação.

A pedido da professora regente da turma realizamos uma atividade experimental a fim de avaliar os alunos, então preparei uma atividade nos moldes da perspectiva construtivista para ver como os alunos se sairiam, aplicando a investigação nesse momento.

A atividade foi composta por três partes, a parte pré-experimental, na qual os alunos responderam um questionário relacionado ao conteúdo de eletrização, em seguida realizaram 4 experimentos onde tinham que perceber os processos de eletrização, e a última parte foi desenvolvida em outra aula, onde fizemos a discussão do que eles escreveram nos relatórios.

Assim, como pude perceber as dúvidas dos alunos durante a realização dos experimentos eram basicamente as mesmas do início do conteúdo, o que acabou sendo um ponto negativo, afinal os alunos já tinham estudado e realizado experimentos diferentes, porém eles não conseguiram relacionar com os que estavam fazendo naquele momento.

Também percebi, que a professora regente interagia o tempo todo nos grupos, onde sugeriu que os alunos realizassem o experimento antes de responder o questionário, o que acabou interferindo em partes o processo da aplicação da aula investigativa, afinal o objetivo deste tipo de aula, é justamente fazer o aluno pensar sobre o conteúdo a ser estudado e depois realizar a parte prática, que na perspectiva construtivista é a parte que menos nos interessa, pois o enfoque maior é o questionário e a discussão após a realização do experimento para fazer que os alunos reflitam sobre o que sabiam antes e o que aprenderam depois da atividade.

Deste modo, consegui concluir algumas coisas a respeito desta prática, como a realização desta atividade se deu após a explicação em sala de aula dos conceitos envolvidos, esperava que os resultados fossem positivos, porém percebi que alguns alunos que no início da discussão sobre processos de eletrização por atrito, por exemplo, que pensavam que o fato de o canudo atrair o papel se dava pelo calor transferido pelo guardanapo ao ser atritado, ainda continuavam pensando que o balão ao ser atritado na cabeça do colega atraia o cabelo pelo mesmo motivo, ou seja o calor.

Portanto percebi maior aproveitamento e aprendizado dos alunos, quando atividades experimentais são realizadas antes de iniciar o conteúdo e fazer uma discussão sobre o tema, afinal essa prática busca a construção do conhecimento pelo próprio aluno, o professor é apenas mediador da discussão e orientador da parte prática.

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