Aula: grandezas escalares x grandezas vetoriais

abr 2nd, 2013 | By | Category: Diário de Campo

O tema da aula do primeiro ano foi “grandezas escalares e grandezas vetoriais” o professor iniciou a explanação dando exemplos do tempo como grandeza escalar e a partir do exemplo definindo a grandeza escalar como aquela cuja informação numérica seria suficiente para sua total compreensão, utilizando o exemplo de um carrinho do lado de fora da sala que não poderia ser visto se movendo a 2m/s como o de um sistema em que não se teria todas as informações apenas com esse valor, perguntando aos alunos para onde cada um achava que o carrinho se movimentava, houve concordância que não era suficiente saber o valor da velocidade e grandezas vetoriais seriam aquelas que necessitariam mais de uma informação como no caso da velocidade do carrinho.
Em seguida o professor desenhou um vetor vertical e apresentou a notação do vetor introduzindo os conceitos de módulo, direção e sentido sem esclarecimento mais profundo. Ao exemplificar módulo como dois vetores de tamanhos diferentes o professor desenhou em duas direções diferentes revisando também esse item e os alunos pareceram absorver bem a ideia de direção dessa forma. No conceito de sentido de um vetor vertical além das respostas tradicionais (para cima e para baixo) houve a seguinte resposta, “do meio para cima” e “do meio para baixo”, na tentativa de reproduzir as respostas sobre a direção horizontal (da esquerda para a direita e da direita para a esquerda) por essa haver sido explicada sobre uma reta horizontal. Um exercício foi proposto para encontrar o módulo, direção e sentido de vetores desenhados no quadro, rapidamente vários pares se formaram em que um explicava ao outro seu entendimento e muitas vezes para confirmar a veracidade da explicação o professor era chamado à carteira. O exercício foi corrigido momento em que a maioria participou me pareceu haverem resolvido-o corretamente.
A ideia de uma escala sobre o vetor através de traços que caracterizam seu módulo não foi explicada mas introduzida no exercício proposto, um aluno manifestou essa ideia e o professor explicou para todos e após a correção do exercício introduziu o assunto soma de vetores para a aula seguinte, diferenciando da soma de escalares.

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