Analogias produzidas por alunos do ensino médio em aulas de Física

abr 28th, 2013 | By | Category: Resenhas

O artigo em questão estuda o uso de analogias como um recurso didático nas aulas de ciências, como uma maneira de favorecer a aprendizagem dos alunos. De acordo com os autores, para que os alunos possam atribuir significados aos conteúdos estudados, eles necessitam criar relações entre as novas informações e os conhecimentos que já possuem; e sugerem que uma das maneiras de concretizar esse processo, pode ser com o uso de analogias.

Entende-se, que as analogias são correlações entre conceitos/fenômenos/assuntos que não são conhecidos, que mantém relações de correspondência com situações familiares para o aluno. De acordo com artigos referenciados nesta pesquisa, defendem como estratégia alternativa o uso de analogias utilizadas pelo professor, pelo livro didático, ou produzidas pelo próprio aluno. Como Pittman, que entende as analogias geradas pelos alunos, possam servir de instrumento para avaliação, que pode ser mais eficiente do que as avaliações tradicionais. Porém, concluem serem poucas as pesquisas em relação à utilização deste recurso como ferramenta de avaliação.

Outro benefício apontado nas pesquisas, de acordo com os autores, é a utilização das analogias produzidas pelos alunos como um meio de identificar concepções dos estudantes que não são compatíveis com as concepções científicas.

Nesta pesquisa, procuram responder o seguinte problema: “Que possibilidades se apresentam para a utilização de analogias produzidas pelos alunos como base de uma estratégia de avaliação da compreensão do conceito energia interna em aulas de física?”. Foram realizadas intervenções em duas turmas da 2ª série do ensino médio com o tópico termodinâmica. Para a análise dos resultados, procuraram analisar as analogias criadas pelos alunos, e de que modo esses analogias foram apresentadas.

Concluiu-se na pesquisa, que em 80% dos casos, as analogias foram pertinentes do ponto de vista físico. Também a utilização de desenhos como forma de representação, auxilia na exploração deste recurso, pois facilita uma visualização da situação e a correspondência entre o análogo e a realidade.

Acredito que a utilização deste recurso didático contribui para a aprendizagem significativa dos alunos, pois estabelecendo relações entre conhecimentos prévios e os conceitos científicos, permite ao aluno compreender o significado físico daquele conceito. E, acredito que sejam mais eficientes quando partem do aluno, pois tendo sempre informações prontas e acabadas, não leva o aluno à reflexão, à construção do conhecimento.

Também cabe salientar, que antes de utilizar esse recurso como método de avaliação, é necessário um estudo acerca do tema, e é necessário que os alunos compreendam o objetivo desta prática, e entendam que ela apenas faz parte do processo da compreensão dos conceitos, e que não é a finalidade. Sendo bem exploradas, as analogias são excelentes formas de aprendizagem e avaliação.

 

REFERÊNCIAS

ZAMBON, Luciana Bagolin; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. ANALOGIAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE FÍSICA. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, 1505 (2013). Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/342502.pdf>.

Tags: ,

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.