All entries by this author

Resenha Artigo analogias

jul 17th, 2014 | By

REPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O CONCEITO DE AR ATMOSFÉRICO – RESENHA Leonardo Rampa Dias O Artigo em questão inicia-se levantando a questão de existirem diversas teorias que possuem o propósito de melhorar o processo de aprendizagem. Essas teorias buscam contribuir para a melhoria do ensino, especialmente o ensino
[continue reading...]



Depoimento investigativo

jul 16th, 2014 | By

Este vídeo relato sobre uma série de perguntas investigativas sobre o tema de analogia apliacados em minhas aulas de estágio C Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=kRLpmyLQjfQ&feature=youtu.be



Sequencia de trabalho estagio C

jul 16th, 2014 | By

Neste vídeo relato um esquema de trabalho para o estágio C. com relação a temática de trabalho com analogias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uGpsBbKWGTs



Relato 02 estagio C

jul 16th, 2014 | By

Este relato trata sobre uma aula de corrente elétrica e experimentos realizados em aula Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c99GsTRJCsg



(G5) Ensaio Final

jul 4th, 2014 | By

Este vídeo é uma síntese do que foi realizado para a disciplina de estágio neste semestre, e minhas conclusões.



(G5) Aula Física Estágio vídeo-depoimento sobre a física (corrente elétrica)

jun 8th, 2014 | By

Neste vídeo relato ao que aprendi dando aula de corrente elétrica.  Sendo que na aula me toquei da união dos conteúdos de eletrostática e eletrodinâmica através do campo elétrico.



Depoimento sobre as aulas realizadas para a disciplina de estágio

dez 13th, 2013 | By

O estagio foi realizado na escola CEM Araucária, localizada na Rua Afrísio de Senna Vaz, Bairro Serraria, no município de São José, no período noturno nas turmas do segundo ano ensino médio, na modalidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos).   Leonardo Rampa Dias



Analogias produzidas por alunos do ensino médio em aulas de Física

abr 28th, 2013 | By

O artigo em questão estuda o uso de analogias como um recurso didático nas aulas de ciências, como uma maneira de favorecer a aprendizagem dos alunos. De acordo com os autores, para que os alunos possam atribuir significados aos conteúdos estudados, eles necessitam criar relações entre as novas informações e os conhecimentos que já possuem;
[continue reading...]



Aulas de Física no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino

mar 31st, 2013 | By

Antes de iniciar o estágio para esta disciplina, tinha uma visão bastante diferente do ensino público. Já leciono há mais de cinco anos, e a maioria deste tempo em escolas particulares. O pouco contato que tive com ensino público me deixou uma visão de escolas sem recursos, alunos rebeldes e sem vontade de estudar, e
[continue reading...]



Diário de Campo Fevereiro e Março 2013

mar 31st, 2013 | By

No dia 19/02/2013, iniciei as minhas observações de aulas de física para a disciplina de Estágio Supervisionado para o Ensino de Física A. A primeira turma a ser observada foi uma turma de segundo ano do ensino médio, do período noturno, e havia 22 alunos presentes. Como foi a primeira aula do ano de física,
[continue reading...]