Aulas de Física no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino
mar 31st, 2013 | By Leonardo Rampa Dias | Category: ReflexõesAntes de iniciar o estágio para esta disciplina, tinha uma visão bastante diferente do ensino público. Já leciono há mais de cinco anos, e a maioria deste tempo em escolas particulares. O pouco contato que tive com ensino público me deixou uma visão de escolas sem recursos, alunos rebeldes e sem vontade de estudar, e professores desvalorizados e desmotivados.
Ao entrar e me deparar com a realidade desta escola, pude perceber como existe também ensino público com qualidade, professores com vontade de dar aulas, alunos com vontade de aprender. É claro que não é possível generalizar, existem sim alguns alunos desmotivados e desinteressados, mas isso ocorre principalmente no ensino noturno devido à realidade de vida desses alunos, em que a maioria passa o dia trabalhando, e cansados, à noite, vão sentar em uma cadeira para estudar.
Quanto aos conteúdos de física das aulas observadas, eram conteúdos introdutórios, que são relevantes para a compreensão e entendimento dos fenômenos básicos, e dos conteúdos próximos que serão estudados. O problema está na falta de associação destes conteúdos com o cotidiano, apesar do esforço do professor em fazer essa associação. Os alunos ainda têm a visão de que a física é apenas uma matéria difícil, mas que eles precisam para passar de ano. E desmistificar essa visão é um grande desafio para os professores desta disciplina.
As principais dificuldades na compreensão destes conteúdos introdutórios de física, e também nos conteúdos seguintes, na maioria das vezes está na falta de estudos, falta de prática, resolução de exercícios. Esses conteúdos exigem que o aluno se coloque em frente ao caderno e pratique, pense, entenda. Também a matemática, se mostra como empecilho para a resolução dos exercícios.
O que eu mudaria em relação ao que observei, seria a utilização de recursos de mídia, como imagens e vídeos, recurso este que a escola tem disponível. Acredito que este tipo de recurso desperta a atenção e o interesse dos alunos, e ajuda na difícil tarefa de aproximar a física da realidade, da vivência de cada um.
Olá Leonardo, que bom saber que você descobriu a escola pública diferente dessa visão erroneamente taxada com os prefixos “des”, que são os desinteressados, desestimulados, entre muitos outros des que ainda rotulam as escolas públicas. Você falou dos conceitos básicos, relevantes, mas não citou quais, desta forma fico sem saber como ser mais específica, assim meus questionamentos vem de forma mais geral, o professor na sua opinião, reje as aulas dentro de algum conceito construtivista? assim como aprendemos em nossas aulas? De que forma é a abordagem? De que forma o professor poderia usar as mídias disponível na escola, relacionado aos conceitos que estão sendo aplicados em sala?
Com relação ao conteúdo ser trazido pro dia a dia, estou vendo um grande interesse nos professores em fazer essa relação, eu leciono em duas escolas e nos dois períodos manhã e noite e sempre tento relacionar o conteúdo ao cotidiano deles, assistinda as aulas para estágio tive a oportunidade de assistir aula de dois professores diferentes eles também trouxeram o conteúdo e os exemplos para o dia a dia, com relação ao desinteresse dos alunos, independente do turno sinto uma maior dificuldade e desinteresse nos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, um base boa no nono ano ajuda muito, estou tendo a opurtunidade de trabalhar com duas turmas que tiveram um professor no nono ano qualificado para dar as aulas de Física em Ciências, esses alunos estão indo bem.