Diário de Campo Fevereiro e Março 2013

mar 31st, 2013 | By | Category: Diário de Campo

No dia 19/02/2013, iniciei as minhas observações de aulas de física para a disciplina de Estágio Supervisionado para o Ensino de Física A. A primeira turma a ser observada foi uma turma de segundo ano do ensino médio, do período noturno, e havia 22 alunos presentes.

Como foi a primeira aula do ano de física, o professor iniciou a aula colocando as regras que deveriam ser cumpridas nas aulas desta disciplina. Entre as regras citadas, estava o silêncio durante as explicações, e a lei que exige que os alunos não utilizem celular durante as aulas. Em seguida, foram colocados aos alunos quais seriam os conteúdos estudados durante o ano.

O primeiro conteúdo a ser estudado, é a Termologia, e o professor iniciou colocando a definição e explicando o que é termometria, para facilitar a compreensão, utilizou exemplos com os sentidos (tato, olfato) e exemplos do cotidiano. Para ilustrar equilíbrio térmico, sensação de frio e calor, questionou aos alunos se tivessem uma lata de refrigerante e uma garrafa de refrigerante, qual estaria mais frio.

Enquanto realizava a explicação, utilizava o quadro de giz, para colocar os tópicos e definições importantes, assim como ilustrações. Os alunos estavam com o caderno aberto, e a maioria copiava o que era colocado no quadro. Os conhecimentos prévios dos alunos foram explorados, e o professor pôde verificar um erro conceitual bem comum em alunos de ensino médio, que acreditam que calor é a mesma coisa que temperatura.

Em relação à estrutura física da sala, ela é bem ampla e iluminada, possui ventiladores, o quadro de giz é grande e em boas condições.

No dia 25/02/2013, devido a uma mudança de horário da escola, a observação teve que ser realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio, no período noturno. Nestas duas primeiras aulas analisadas, apenas tomei nota e fiz os meus registros usando o computador. A estrutura da sala é a mesma que a sala utilizada pelo segundo ano, e descrita anteriormente.

Nesta aula, o professor iniciou relembrando a explanação sobre o surgimento da ciência. Esta era a segunda aula que eles tinham de física neste ano. Na primeira aula o professor solicitou um trabalho sobre o que é a física. A maioria dos alunos fez e entregou o texto solicitado.

O número de alunos presentes era de 34 alunos. Notei que está turma é mais agitada do que a turma analisada anteriormente. Por isso, por vezes, foi preciso que o professor chamasse a atenção dos alunos.

O professor, solicitando a atenção dos alunos, falou sobre a importância das matérias de ensino médio na formação dos alunos. Foi possível notar que alguns alunos estavam desinteressados, porém permaneceram em silencio. Em conversa com a coordenadora de estágio, ela relatou que a maioria dos alunos trabalha durante o dia, o que explica a apatia e o cansaço da maioria dos alunos.

Após a explanação da importância das matérias do ensino médio, o professor começou a aula sobre como é o método científico. Para isso o professor se utilizou do quadro de giz, colocando tópicos a serem explorados. Quando o professor falou sobre o método de Galileu Galilei, observei que nenhum aluno perguntou quem era Galileu Galilei, mesmo o professor salientando a importância deste para a ciência, com a exploração da experimentação.

O professor, por ser uma turma do noturno, explora mais a parte de fenômenos.

Em certo momento da aula, o professor sentiu o desinteresse da turma, e propôs uma análise de uma situação: utilizou-se de um apagador com uma folha para exemplificar um fenômeno físico, de que a todos os corpos possuem a mesma aceleração (gravidade).

* Primeiro soltou o Apagador e a folha aberta

* Depois soltou o Apagador e a folha fechada

Perguntou então aos alunos por que com a folha aberta obtinha um resultado e com a folha fechada outro. Isso despertou a atenção dos alunos, e vários tentaram formular explicações do porque da folha fechada chegar mais rápido do que afolha aberta. A maioria dos alunos concluiu que a resistência do ar estava envolvida. Depois disso o professor perguntou aos alunos se caso a situação tivesse sido num ambiente sem ar, quais seriam os resultados. Vários alunos responderam que os dois chegariam juntos. Com isso o professor retomou o assunto sobre o método cientifico de Galileu Galilei, interligando o que estava escrito no quadro com a análise feita em sala. Não foram feitos exercícios nesta aula, e também não foi utilizado nenhum livro didático.

Em 05/03/2013, a análise foi realizada novamente na turma de primeiro ano do ensino médio, apesar de terem 40 alunos matriculados na turma, havia apenas 29 alunos presentes, em conversa com o professor, ele explicou que isso se deve ao dia chuvoso.

A aula foi iniciada com a explicação sobre o sistema internacional de unidades (S.I). Através de um discurso introdutório, contextualizou que as unidades são caracterizadas pelo local onde são utilizadas, como exemplo citou que na Inglaterra é utilizada polegada, o que não é usual no Brasil. Com isso frisou a importância do sistema de unidades.

Em seguida o professor utilizou o quadro de giz da seguinte forma: perguntava aos alunos como se media massa, eles respondiam grama, kilograma, tonelada. Com isso o professor frisou que kilograma é o utilizado no (S.I) e sua sigla (Kg).

Para explicar grandezas físicas, o professor questionou se os alunos podiam medir o quanto gostam de física. Alguns alunos ficaram intrigados com a ideia, e disseram que podiam medir. Uma aluna falou que gostava de física 0,001fisica. Na mesma hora os alunos riram, percebi que o conceito de grandeza ficou claro para a maioria dos alunos (tudo que pode ser medido).

Após isso o professor explicou sobre a diferença entre grandeza vetorial e grandeza escalar. Uma avaliação foi marcada para o dia 12/03/13, sobre o conteúdo dado desde o início das aulas. Nenhum exercício escrito foi realizado nesta aula, somente questões orais.

Sobre os livros de física, o professor me explicou que o estado disponibiliza um número x para o ensino médio, que é distribuído com prioridade para o ensino matutino e vespertino, e o excedente é dado aos alunos das turmas do período noturno. Se não houver livros didáticos para todos, os livros distribuídos para a noite são os da edição passada. Até esta data, os alunos não haviam recebido nenhum livro.

No dia 12/03/2013, era a data para a prova dos alunos do primeiro ano, porém o xerox da escola não estava funcionando, portanto não foi possível fotocopiar as provas. A aula neste dia foi então realizada no laboratório de física do colégio. Foi entregue aos alunos o livro didático de física.

 

Livro Universo da física 1 (mecânica)

Autores:  José Luiz Sampaio e Caio Sérgio Calçada

Editora Atual Editora

2° edição São Paulo,2005

Enquanto os livros eram entregues aos alunos, observei o laboratório de física da escola. O governo não repassa verba para o laboratório, sendo assim a maior parte das experiências são montadas pelos professores, e devido à falta de recurso, não há manutenção nos equipamentos. Existem no laboratório alguns experimentos clássicos, com lâmpadas e multímetro, e também um Gerador de Vander Graf. Porém para parte de mecânica há poucas experiências.

No dia 19/03/2013 havia 36 alunos, dos 40 matriculados. O professor começou a aula corrigindo um exercício, que serviu como revisão para a prova aplicada em seguida.

Pelo que pude perceber, os alunos entenderam a linha de raciocínio. Porém, durante a explicação o professor pediu silencio e atenção dos alunos, como alguns não respeitaram, o professor teve que solicitar que uma aluna se retirasse de sala. Verifiquei que os outros alunos, após a exclusão se comportaram de forma melhor.

Após a resolução do exercício foi entregue a prova, para ser realizada com consulta. A prova compreendeu questões associativas, objetivas e abertas.

A aula do dia 26/03/2013 contava com apenas 18 alunos presentes. Neste dia, o professor começou a aula passando o gabarito da prova no quadro, para que os alunos quando recebessem a prova pudessem conferir se não havia nenhum erro de correção e que verificassem o que erraram em cada questão.

O professor teve que juntar as duas turmas de primeiro ano do colégio, devido ao baixo numero de alunos presentes. (Quando chove há grande número de faltas).

Enquanto a prova era entregue, conversei com uma aluna, e segue abaixo as suas colocações em relação à disciplina de física:

“Meio chatinhos os cálculos, mas consigo aprender. Consigo enxergar muito pouco da física no dia a dia.”

Ela é uma aluna repetente, entrou no colégio em 2012 e está fazendo novamente o primeiro ano. Contou que prefere a parte de fenomenologia da física do que cálculos. Como exemplo ela citou a demonstração feita em sala onde os corpos caem juntos no chão. Disse também não ter o hábito de estudar em casa.

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