(G2) Sobre os artigos lidos e o projeto de ensino.
mai 28th, 2014 | By Guilherme Blumenau | Category: Vídeo-DepoimentosNeste vídeo eu comento sobre os artigos que li e nos quais me baseei para desenvolver o meu projeto de ensino.
Neste vídeo eu comento sobre os artigos que li e nos quais me baseei para desenvolver o meu projeto de ensino.
Olá Guilherme… na época do meu ensino médio não estudei Física Moderna. Alguém em algum lugar já havia comentado sobre este Gamow e seu livro. Foi muito boa esta sua indicação. Espero que tu possas trazer boas “receitas” de como trabalhar este tema da Física. O que percebi com a Física Moderna é que ela responde a questões de eletricidade em que nunca tinha pensado. Por exemplo as propriedade ditas paramagnéticas, diamagnéticas e ferromagnéticas de alguns materiais no estudo da Eletricidade. Pude então questionar algo que me foi transmitido ou ministrado nas aulas de elétrica. São estas propriedades que do material então se constroem por exemplo os transformadores elétricos. Mas como ou o que tem na estrutura do material que o faz ser ferromagnético? Então no estudo da Física Moderna (Estrutura da Matéria) pode-se oferecer aos alunos uma noção de como um conhecimento posterior ajuda a explica um conhecimento anterior. Na época do desenvolvimento das máquinas (transformadores, geradores, motores) não se levava muito em conta a característica do comportamento dos materiais (estrutura micro). Hoje é na busca pelo melhor material (Física nuclear) que se possui melhor rendimento destas máquinas. Para que não hajam tantas perdas (histerese, aquecimento, etc). Então a Física Moderna não só explica a clássica, neste caso, mas contempla possibilitando melhorias.
Exatamente Maurílio. Ótimo comentário. Alguns alunos mais interessados acabam nos fazendo perguntas que nos levam a enveredar pela Física Moderna. Esta já seria uma ótima oportunidade para discutir conceitos modernos com eles. Já para um professor que não conheça um mínimo de FM estas perguntas podem se constituir num bloqueio, num entrave ou ainda pior, numa concepção errada.
Assim como tu eu também não estudei FM no EM. Não lembro de nenhuma menção a este assunto, nem como soluções de problemas classicos não solucionados nem como melhoramentos dos conceitos classicos. Estudei na década de 90. Posso até estar enganado mas acho que nem existiam trabalhos no Brasil a esse respeito, à época.
Mas a verdade é que também na minha época não haviam GPS comerciais, os transistores não tinham a empregabilidade que tem hoje etc. Enfim, o mundo era bem mais analógico! E a Física Moderna está para a Clássica assim como a tecnologia digital está para a analógica. Então, é simplesmente inaceitável que em plena era digital – com crianças de 3 anos mexendo no computador – deixemos de abordar a física que possibilitou toda essa revolução.