(G5) Relato 2 – Atividade experimental e Lei de Coulomb

mai 27th, 2014 | By | Category: Diário de Campo

Na discussão feita no grande grupo referente à atividade experimental na perspectiva construtivista, sobre Eletrostática, foi possível percebe que os alunos conseguiram relacionar o conteúdo estudado com a experiência realizada. Durante a discussão alguns deles se manifestaram e comentaram que sentiram dificuldades na elaboração das questões feitas antes da atividade experimental. Aproveitei alguns questionamentos, sobre o que acontecia quando mudávamos a distância de aproximação entre o objeto eletrizado e o pêndulo eletrostático, para introduzir o conceito da Lei de Coulomb. Foram interessantes as respostas obtidas nesse momento, pois sem ter explicado o conceito, alguns alunos conseguiram perceber que a força de interação é inversamente proporcional à distância. Então durante as aulas ministradas, os alunos demonstraram um bom entendimento na teoria, mas quando chegou a hora de calcular o valor da intensidade verifiquei uma grande dificuldade dos alunos em relação há conceitos matemáticos, principalmente nas operações que envolvem notação científica.

Tags: , ,

2 Comments to “(G5) Relato 2 – Atividade experimental e Lei de Coulomb”

  1. Leonardo Rampa Dias disse:

    Olá achei interessante sua ideia de trabalhar com pêndulo eletrostático para explicação da lei de coloumb. Acho que deve ter sido eficiente relacionar a relação da distancia com a inclinação do pêndulo.

    • Nizilene Daiane Soares Muller disse:

      Sim Leonardo, como eles observaram a inclinação do pêndulo a compreensão em relação a Lei de Coulomb foi mais rápida. Eles conseguiram identificar que a força é inversamente proporcional a distância, mas tiveram dificuldade em entender que a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.