(G5) Relato 2 – Atividade experimental e Lei de Coulomb
mai 27th, 2014 | By Nizilene Daiane Soares Muller | Category: Diário de CampoNa discussão feita no grande grupo referente à atividade experimental na perspectiva construtivista, sobre Eletrostática, foi possível percebe que os alunos conseguiram relacionar o conteúdo estudado com a experiência realizada. Durante a discussão alguns deles se manifestaram e comentaram que sentiram dificuldades na elaboração das questões feitas antes da atividade experimental. Aproveitei alguns questionamentos, sobre o que acontecia quando mudávamos a distância de aproximação entre o objeto eletrizado e o pêndulo eletrostático, para introduzir o conceito da Lei de Coulomb. Foram interessantes as respostas obtidas nesse momento, pois sem ter explicado o conceito, alguns alunos conseguiram perceber que a força de interação é inversamente proporcional à distância. Então durante as aulas ministradas, os alunos demonstraram um bom entendimento na teoria, mas quando chegou a hora de calcular o valor da intensidade verifiquei uma grande dificuldade dos alunos em relação há conceitos matemáticos, principalmente nas operações que envolvem notação científica.
Olá achei interessante sua ideia de trabalhar com pêndulo eletrostático para explicação da lei de coloumb. Acho que deve ter sido eficiente relacionar a relação da distancia com a inclinação do pêndulo.
Sim Leonardo, como eles observaram a inclinação do pêndulo a compreensão em relação a Lei de Coulomb foi mais rápida. Eles conseguiram identificar que a força é inversamente proporcional a distância, mas tiveram dificuldade em entender que a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância.