(G4) Reflexões sobre o artigo
mai 25th, 2014 | By Simone Alaide da Silva | Category: ReflexõesNesse semestre eu li o artigo: O lúdico como ferramenta no ensino de Física.
O artigo traz uma uma investigação a respeito de que tipo de aula os próprios alunos acreditam que seja mais eficiente para a aprendizagem de física. A pesquisa feita pelos autores consistiu da aplicação de várias estratégias de ensino. Aulas expositivas, uso de materiais práticos, jogos e música. Depois foi aplicado aos alunos um questionário no qual eles deveria dar uma nota que representasse o grau de importância de cada estratégia de ensino na sua aprendizagem.
Segundo o autor:“ Muitos professores diante da nuvem de desmotivação que paira sobre a escola usam a criatividade e se esforçam para resgatar o interesse dos alunos dentro da sala de aula, buscando restabelecer para o aluno o prazer de estar cara a cara com o professor fazendo da aula um programa interessante, para isso utilizam, música, jogos, dramatizações e experimentos. O que é tudo isso, que não o uso de atividades lúdicas no processo.”
Os próprios alunos concluem que as aulas dinâmicas foram as aulas que mais contribuíram para a aprendizagem dos conceitos físicos. As aulas onde foram utilizados materiais práticos e jogos foram classificadas pelos alunos como as melhores e mais significativas.
Alvesa, Vagner Camarini, and Marlene dos Santos Bertolinib. “O lúdico como ferramenta no ensino de física.” (2003).
http://nutes2.nutes.ufrj.br/coordenacao/textosapoio/tap-rt01-09.pdf
Simone, parece muito interessante esse artigo, pois parece que ele fala de uma pesquisa realizada com os próprios alunos, onde eles mesmos expressam sua opinião a respeito das estratégias de ensino e isso é muito importante para que todos os professores tenham oportunidade de ter acesso a essas pesquisas e modifiquem sua prática pedagógica. Mas é importante também que cada professor tente fazer uma pesquisa assim com as suas próprias turmas, pois temos que pensar que cada turma é diferente da outra, então uma prática pedagógica pode ser eficaz para uma turma e não tanto para outra. Acredito que cada professor deva tentar ministrar suas aulas utilizando vários recursos difrentes como textos alternativos, com curiosidades, data show, simuladores, jogos, experimentose assim possa perceber a forma que mais interessa a sua turma.